#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu tiktok instagram

'Assembleia felina' e TV Gato viralizam em canal de casal paranaense

Vídeos com quarteto de gatos têm milhares de visualizações no TikTok e no Instagram

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Num apartamento em São José dos Pinhais (PR), na região metropolitana de Curitiba, o exercício da democracia é frequente. Assuntos relevantes, como o uso de uma caixa de papelão, são decididos em assembleias cujos membros têm longos bigodes e ronronam em momentos de prazer.

São eles Mits, Bob, Gatão e Café, gatos de um casal paranaense que tem viralizado com vídeos irônicos e bem-humorados sobre a vida com o quarteto.

Os tutores são Jackson dos Anjos, 35, formado em publicidade e Rafael Maidl, 32, que sempre trabalhou na área de contabilidade. Os dois vivem juntos desde 2013.

fotografia colorida mostra dois homens jovens um ao lado do outro segurando gatos nos braços
Reprodução/Instagram

A ideia de fazer vídeos sobre o lifestyle gateiro para as redes surgiu numa disciplina que Maidl frequentou em 2022, parte do curso de Administração da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A matéria pedia que criasse uma empresa fictícia e aplicasse os princípios do marketing na sua divulgação.

A firma inventada vendia produtos para gatos, e os primeiros vídeos davam dicas úteis para donos de felinos. Finalizado o curso, o casal passou a criar vídeos com narrativas envolvendo os gatos para chamar a atenção dos usuários.

Maidl medita frequentemente, e os gatos costumam se reunir em volta dele, curiosos com a imobilidade do tutor. Num dos primeiros vídeos virais do canal, os bichanos o observam durante a atividade, e Meidl narra a cena como se eles estivessem decidindo o que fazer com a inércia daquele ser humano.

"Virou febre. Quem é gateiro se identificou. As pessoas mandavam fotos para nós dizendo 'aqui em casa também temos assembleias'", relata Dos Anjos.

Embora Maidl publique a maioria dos vídeos do casal no TikTok e no Instagram, Dos Anjos também divulga algumas produções no seu próprio canal. Na rede da Bytedance, os dois tem mais de um milhão de seguidores. Na plataforma da Meta, o número ultrapassa os 450 mil.

Os felinos do Paraná têm cada um a sua personalidade. Mits foi adotado ainda em 2013, poucos meses após o casal passar a morar junto. Ranzinza, como descrevem os donos, ele não gosta de colo e pouco se envolve nas atividades mundanas.

Bob é mais fofo, apelidado de "o bebê da casa". Gatão, por sua vez, foi resgatado por Maidl e Dos Anjos já
adulto, mas tem uma aura "vida louca" e a energia de um filhote.

Café se juntou aos três em abril deste ano. Para evitar estresse, a integração do novato foi feita aos poucos, como recomendam os especialistas em comportamento felino.

Uma das etapas envolveu uma caixa de papelão, na qual o casal recortou um quadrado e colou um plástico, para que Café pudesse ser visto sem ainda ter contato com os irmãos.

Estava criada a TV Gato, que rendeu uma série de vídeos virais. Alguns deles, claro, traziam mais algumas sessões das democráticas assembleias felinas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.