#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu Twitter Governo Lula G20

Nas redes, mapa-múndi do IBGE com Brasil no centro é 'lacração geográfica' para uns e 'ícone decolonial' para outros

Novo mapa com disposição 'brasilcêntrica' gera debate e memes no Twitter/X

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O novo mapa-múndi produzido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) foi lançado nesta terça-feira (9), viralizou e gerou debates, em especial no Twitter/X, por trazer uma nova perspectiva: o Brasil está no centro do mundo.

O novo mapa integra a 9ª edição do Atlas Geográfico Escolar e, além de sua disposição 'brasilcêntrica', também conta com outras particularidades, segundo o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, como a indicação dos países que compõem o G20 e de países que possuem representação diplomática brasileira.

Em meio às discussões geradas pelo mapa nas redes, o presidente do instituto usou seu perfil no Twitter para falar da novidade. Na postagem, além de contextualizar a iniciativa, ele afirma que o presidente Lula (PT) foi o primeiro a receber o novo mapa, no último dia 21 de março.

Chamado de "lacração geográfica" por alguns e "ícone decolonial" por outros, o mapa polarizou tuiteiros que estão há dias discutindo com certo fervor temas como cartografia, geopolítica e patriotismo. Há também quem não tenha paciência para a "polêmica".

Ou ainda, há aqueles que veem a discussão como um luxo em tempos supostamente calmos.

O próprio presidente do Brasil também tuitou a respeito: "A Terra é redonda."

Alguns internautas gostariam ainda de outra disposição cartográfica, com o Brasil ao centro e "acima de todos". No geral, o clima é de bom humor e mapas divertidos têm pipocado pela timeline.

Atenção.

Missão cumprida?

Slogan?

Vai reduzir as ilusões a pó.

Descanse, tuiteiro.

E você, o que achou do novo mapa-múndi?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.