#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu X STF memes

'Vocês não imaginam o prazer que é estar de volta', celebram internautas no X/Twitter

Instabilidade no bloqueio da plataforma trouxe euforia e incredulidade para os 'tuiteiros' na manhã desta quarta (18)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Belo Horizonte

O inesperado aconteceu. Sem mais, nem menos, o X (ex-Twitter) voltou a funcionar no Brasil após quase três semanas da suspensão determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e ratificada pela Primeira Turma do Poder Judiciário.

Procurado pela Folha, o STF afirma se tratar de "apenas uma instabilidade" no bloqueio em algumas redes.

print de uma postagem do X, onde se lê: "a cadeirada foi tão forte que até o twitter voltou".
Até a cadeirada de Datena em Marçal durante debate pela prefeitura de São Paulo foi relembrada com a comemoração dos usuários - Reprodução/X

A suspensão foi motivada pelo imbróglio com o dono da plataforma, Elon Musk, que descumpriu medidas da legislação brasileira que garantiriam a atuação de empresas internacionais no país. O bloqueio continuaria, segundo determinação, até o cumprimento das ordens judiciais proferidas por Moraes, o pagamento das multas e a indicação de uma pessoa física ou jurídica que representasse a rede social em território nacional.

Na plataforma, o clima era de vitória nos pênaltis em plena Copa do Mundo. Não à toa, "O Twitter voltou", "Alexandre de Moraes", "Bluesky" e "Threads" foram termos que estiveram em alta entre as postagens na manhã desta quarta (18). Foram mais de 200 mil postagens que usaram o verbo "voltou".

Sem a suspensão, alguns personagens icônicos da rede social voltaram a viralizar. Caso do usuário @francisco53571, famoso por colocar um ponto final após cada palavra de suas postagens e assinar a publicação com seu primeiro nome.

print de uma postagem do X, onde se lê: "que. sauddes. meus. amigos. que. saudades. francisco". Trata-se de um RT da seguinte postagem, feita antes da suspensão: "moh. medo. de. fechar. o. twitter. e não. conseguir. abrir. mais. francisco."
"Que saudades meus amigos", se emociona Francisco - Reprodução/X

Ainda assim, paira na rede um clima de dúvida e receio. Afinal, ninguém quer pagar a multa de R$ 50 mil estabelecida para aqueles que utilizarem de, nas palavras da decisão de Moraes, "subterfúgios tecnológicos", como VPNs, para acessar a plataforma.

Do saldo, fica a pergunta: até quando essa instabilidade no bloqueio durará?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.