Inteligência de Mercado

Blog sobre publicidade, marketing e ações de marcas

Inteligência de Mercado - Amon Borges
Amon Borges
Descrição de chapéu réveillon

Marcas abordam saudade e investem em campanhas com reencontros no Natal

Tema 'Chega de Saudade' embala ação com Maria Bethânia, Silva, Marina Sena e Larissa Luz

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Após quase dois anos de pandemia de Covid-19, diversas marcas prepararam suas campanhas de fim de ano baseadas em momentos de reencontros com o Natal e o Ano-Novo em vista. Embora o período ainda inspire cuidados, o ritmo de vacinação trouxe um clima de otimismo às ações.

Com o tema "Chega de Saudade", Maria Bethânia protagoniza o discurso da Hering neste fim de ano. "Chega de saudade. Chega bem perto de quem você ama. Chega de braços abertos para esse presente chamado vida", diz a cantora.

Ao lado de Zeca Veloso, seu sobrinho e filho de Caetano Veloso, ela interpreta com tom de emoção a música composta por Vinicius de Moraes e Tom Jobim.

Segundo a marca, os vídeos e as fotos foram feitos em Santo Amaro da Purificação (BA), cidade natal de Bethânia, aonde ela não ia desde o início da pandemia. No filme, a cantora revisitou a casa de sua infância e seus amigos, em ritmo de festa, música e com abraços.

Cena de animação de campanha de Natal e fim de ano da cerveja Stella Artois
Cena de animação de campanha de Natal e fim de ano da cerveja Stella Artois - Divulgação

Na campanha, a marca ainda contou com um time de novos talentos da MPB, como Silva, Chico Chico, Maria Luiza Jobim e Larissa Luz na campanha "Amigos Declarados", em que se reencontram e dizem o que esperam deste Natal em especial. Ao lado de Marina Sena, eles ainda participaram de um show grátis em São Paulo.

Já no mercado de bebidas, os brindes ficam em evidência. Com Ivete Sangalo, a tradicional marca de sidra Cereser reforça sua posição como produto comum em festas de fim de ano, mas ressalta a imagem de algo que pode estar em eventos ao longo do ano. "Brindar é massa. De pertinho ou até de longe", diz a cantora.

"Cereser é uma marca que combina com celebrações. Este posicionamento passa a se perpetuar ao longo do ano todo para evidenciar que há uma série de ocasiões que merecem um brinde, seja um aniversário ou encontro entre amigos até a virada do ano", diz Daniela Zanin, chefe de marketing da fabricante CRS Brands.

Segundo a executiva, a expectativa em 2021 é de crescer de 10% a 15% considerando, entre outros fatores, o avanço da vacinação no Brasil e a esperança de aumento do consumo para as festas de fim de ano.

"Cereser é um ícone da cultura popular brasileira, principalmente no Natal, nas festas de final de ano", afirma Caio Trevisan, CEO da agência CDR+, responsável pela campanha.

"Todo mundo tem uma relação com Cereser, conheceu na casa do tio, da avó, e essa tradição permanece, de geração em geração. E queremos manter essa tradição da cultura popular, mas trazendo novos significados, deixando a marca sempre jovem, atual."

Por meio de uma animação colorida, a cerveja Stella Artois promove a campanha Um Brinde aos Reencontros. "Cada reencontro faz esse final de ano ainda mais bonito", diz mensagem da marca.

"Nenhum presente é mais importante que a presença", afirma o Carrefour, em vídeo com representação de diversas famílias em que a rede ressalta a ideia de união com a hashtag ​#TamoJunto.

Marcas de beleza também entraram na onda. A Natura fez um convite para "desenferrujar os sentimentos". Assinado pela agência Africa, filme "Afeto Enferrujado" mostra a importância de voltar a sentir um abraço e demonstrar afeto de uma forma mais próxima.

"Com o tempo parece que perdemos aquilo que nos é mais intrínseco: a demonstração do afeto. No entanto, não podemos esquecer o que faz parte de todos nós – e não perdemos o jeito. As trocas e relações tomam uma nova forma diante da esperança de novos momentos, lembranças e partilhas. Só é preciso um passo, um gesto, para retomar todo o afeto que guardamos", diz Fernanda Rol, diretora de marketing da Natura no Brasil.

"Acho que todos nós nos deparamos com essa situação: de querer abraçar, de querer trocar, mas já não saber mais exatamente como. Nosso traquejo social e nossa afetuosidade ficaram meio fora de forma. Mas um gesto pode destravar o afeto. E esse desenferrujar, metáfora tão simples, encontrou na magia da animação sua melhor tradução", afirma Sophie Schonburg, diretora-executiva de criação da Africa.

Já o Boticário buscou inspiração na obra clássica "O Pequeno Príncipe" e criou o filme "Pequena Princesa", com mensagens de otimismo e esperança para aguardar o fim da pandemia. A trilha de fundo é uma releitura de "Hey, Jude", dos Beatles. "Que este Natal devolva os cheiros, os beijos, abraços e todo o amor que o mundo tanto precisa", diz.

Muitas famílias que não se reuniram em 2020, com o avanço da vacinação, pretendem se encontrar neste Natal e no Ano-Novo. Mas com variante ômicron do coronavírus e o surto de gripe recente no país, especialistas ainda reforçam a importância de manter cuidados, como uso de máscaras, limpeza das mãos e certo distanciamento, além da vacinação, claro.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.