Maternar

No blog, as mães Havolene Valinhos e Tatiana Cavalcanti abordam as descobertas do início da maternidade

Maternar - Havolene Valinhos e Tatiana Cavalcanti
Havolene Valinhos e Tatiana Cavalcanti
Descrição de chapéu Turma da Mônica Portugal

Parque público em Portugal homenageia criador da Turma da Mônica

Cidade da Grande Lisboa disponibiliza espaço com personagens em tamanho gigante como Mônica e Cebolinha, além de brinquedos inclusivos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nas minhas últimas férias, em abril, visitei amigos em Amadora, cidade agradabilíssima na Grande Lisboa, em Portugal. Lá, fiquei surpresa quando eles me levaram a um parque público com uma cara bem brasileira.

Ao entrar no Parque da BD – Turma da Mônica/Maurício de Sousa logo me deparei com vários dos personagens mais queridos dessa galerinha em tamanho gigante: Cascão, Cebolinha, Magali, Bidu, Chico Bento e, claro, a Mônica. O local estava lotado de crianças de diversas idades se divertindo.

É impressionante o amor e devoção que os portugueses têm pelo pai da Mônica, Mauricio de Souza, que é o grande homenageado do espaço público.

A imagem mostra um parque temático ao ar livre dedicado à Turma da Mônica, com um grande letreiro colorido anunciando o 'Parque Mauricio' e 'Turma da Mônica'. O cenário é alegre e convidativo, com grama verde, palmeiras altas e brinquedos coloridos que remetem aos personagens do famoso quadrinho brasileiro. O céu azul claro e a presença de edifícios ao fundo sugerem que o parque está localizado em uma área urbana.
Parque da Mônica em Amadora, na Grande Lisboa, é aberto ao público gratuitamente - Câmara Municipal da Amadora/Divulgação

As personagens da Turma da Mônica fazem parte do imaginário português e atravessaram gerações, de acordo com a Câmara Municipal da Amadora, que administra o local.

"A sua arte [de Mauricio de Sousa] é muito apreciada pelos portugueses que cresceram a ler as aventuras das personagens com traços de personalidade bem vincados, e que se relacionam com cada um de nós", disse a Câmara em nota à reportagem.

Os pequenos "gajos" brincam em diversas opções de brinquedos: um trampolim gigante, uma teia de escalada colossal e um mini-rapel, entre muitos balanços e escorregadores, todos de características inclusivas, para que crianças que tenham dificuldades de locomoção, por exemplo, também possam brincar livremente.

Estes equipamentos foram pioneiros em Portugal, segundo a Câmara. "A proximidade com a população e com a acessibilidade são duas das razões para o parque ser procurado por milhares de famílias. Ele é um ícone da cidade", disse Vítor Ferreira, vice-presidente da Câmara Municipal da Amadora.

Os mais novos também têm acesso a uma mini biblioteca da Turma da Mônica, onde podem ler livros com as aventuras da turminha criada por Mauricio de Souza.

O próprio Mauricio de Sousa conta que visitou o parque de Amadora em 2018 junto com sua mulher, Alice Takeda, e sua filha Marina, para ver seus "filhos personagens" espalhados pelo parque.

"Fico muito feliz de estar colaborando com a alegria das crianças e famílias de Amadora. Fico honrado com a homenagem e agradeço às autoridades que possibilitaram esse gesto de proximidade nossa com os portugueses. Esse contato físico dos personagens com as crianças mantêm a chama acesa da lembrança carinhosa com a turminha. Gosto muito desta ideia e do parque lindo que é", disse ele à época.

O parque foi inaugurado em novembro de 2013, tem cerca de 4 mil metros quadrados e foi construído com materiais reciclados onde antes se situava a Fábrica da Cultura, local onde durante vários anos foi realizado festivais de histórias em quadrinhos da cidade, mas que estava em degradação.

A área de lazer dominada pela Mônica e seu Sansão costuma receber duas mil pessoas por semana, tendo já ultrapassado o milhão de visitas em 11 anos, segundo a Câmara.

Aqui no Brasil, o Parque da Mônica cobra entrada, cerca de R$ 110. Em Amadora, o espaço que homenageia Mauricio de Sousa é gratuito.

Parque público da Turma da Mônica

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.