Mensageiro Sideral

De onde viemos, onde estamos e para onde vamos

Mensageiro Sideral - Salvador Nogueira
Salvador Nogueira

Missões a Marte e telescópio Webb foram destaques de 2021

O ano também viu a consolidação do turismo espacial como negócio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Chegou a hora de recapitular os lances mais importantes da exploração espacial e da astronomia em 2021. E o que não faltou foi ocasião. Confira o Top 5 do Mensageiro Sideral.

5) TURISMO ESPACIAL PARA VALER

Este foi o ano em que passear no espaço virou realidade comercial. As duas principais concorrentes pelo mercado suborbital, Virgin Galactic e Blue Origin, realizaram voos tripulados, levando seus proprietários bilionários (Richard Branson e Jeff Bezos) à borda do espaço por um par de minutos. Também vale mencionar a SpaceX, de Elon Musk, que realizou o primeiro voo orbital totalmente privado, no projeto Inspiration4, e a boa e velha Roscosmos, agência espacial russa, que voltou a levar turistas à órbita. Agora a porteira está aberta, e logo esses passeios deixarão de ser notícia para virar negócio.

William Shatner olha pela janela de uma cápsula, vendo a Terra do alto, no espaço
William Shatner, 90, olha para a Terra do espaço, em voo suborbital da Blue Origin - Blue Origin/Reuters

4) STARSHIP PARA A LUA

A Nasa (agência espacial americana) tomou em 2021 a decisão corajosa de contratar a SpaceX para realizar o primeiro pouso tripulado na Lua do século 21, no programa Artemis. O veículo será o Starship, em desenvolvimento pela empresa com a ambição de futuramente viabilizar a colonização de Marte. Agora precisa ver se ele vai funcionar. A Nasa já admitiu que não será possível realizar a missão antes de 2025.

Em ilustração, o grande foguete Starship na superfície da Lua, com a Terra ao fundo
Concepção artística do Starship na Lua, como parte do programa Artemis, da Nasa - SpaceX

3) SEGREDOS DO UNIVERSO

O projeto Dark Energy Survey apresentou resultados de seus três primeiros anos de observação. A grande colaboração internacional liderada pelo Fermilab, nos EUA, tem participação brasileira e se concentra em uma varredura telescópica do céu com uma poderosa câmera de 570 megapixels. O esforço é entender o que são a matéria escura e a energia escura, dois grandes mistérios da astrofísica. Por ora, o que se viu é consistente com o chamado modelo padrão da cosmologia.

Imagem de um dos campos profundos da Dark Energy Survey, com muitas galáxias em meio à escuridão do céu
Um dos campos profundos da Dark Energy Survey - DES

2) A GRANDE TEMPORADA MARCIANA

Neste ano, três países chegaram ao planeta vermelho, dois deles de forma inédita. Os Emirados Árabes Unidos colocaram com sucesso sua primeira espaçonave em órbita marciana, a Al-Amal (Hope, ou Esperança), e a China fez barba, cabelo e bigode: sua missão Tianwen-1 contou com orbitador, módulo de pouso e rover. O jipinho Zhurong desceu à superfície em maio, tornando a China o primeiro país depois dos EUA a conduzir com sucesso uma missão marciana de solo. E os americanos também fizeram história, com o rover Perseverance e o helicóptero Ingenuity, primeiro artefato a voar em outro planeta.

O solo vermelho de Marte e parte dos painéis solares e a antena do rover chinês Zhurong
Imagem do rover chinês Zhurong da superfície de Marte, obtida em 4 de julho de 2021 - CNSA/AFP

1) MAIOR TELESCÓPIO ESPACIAL DO MUNDO

Com sete anos de atraso, vimos o lançamento do Telescópio Espacial James Webb. Parceria da Nasa, com a ESA (Agência Espacial Europeia) e da CSA (Agência Espacial Canadense), o satélite custou mais de US$ 10 bilhões e passará por um tenso processo de abertura (com nada menos que 347 pontos de falha) antes que possa operar. Uma missão que pode facilmente ir do mais estrondoso sucesso ao mais retumbante fracasso, caso algo dê errado. Entre as promessas e os riscos, foi o evento espacial mais importante de 2021.

Concepção artística do Telescópio Espacial James Webb no espaço
Concepção artística do James Webb no espaço - Nasa

Esta coluna é publicada às segundas-feiras, na Folha Corrida.

Siga o Mensageiro Sideral no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.