Música em Letras

O mundo dos sons por meio da leitura

Música em Letras - Carlos Bozzo Junior
Carlos Bozzo Junior

MPB4 comemora meio século de 'Cicatrizes' em show

Grupo celebra data de lançamento do álbum considerado o mais importante de sua discografia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Acontece nesta quinta-feira (7), às 20h, no teatro Riachuelo, no Rio de Janeiro, o show "Cicatrizes – 50 anos", no qual o grupo MPB4 comemora a data de lançamento de 50 anos do álbum "Cicatrizes", considerado o mais importante de sua discografia.

Formado por Miltinho e Aquiles Reis, além de Dalmo Medeiros (integrante desde 2004) e Paulo Malaguti Pauleira (integrante desde 2012), que substituíram os saudosos Ruy Faria e Magro Waghabi, o MPB4 conta com 57 anos de existência.

Em foto colorida, o grupo MPB4 posa para a câmera
O grupo MPB4 - Camilla Guimarães/Divulgação

"Cicatrizes" é um disco atual, com canções que ainda fazem parte do repertório do grupo. Entre elas, "San Vicente", de Milton Nascimento e Fernando Brant, além de "Partido alto", de Chico Buarque, que atualmente é cantada nos shows com uma estrofe que nunca foi gravada: "Deus me fez um cara surdo, cego e censurado / Submisso, submerso, subalimentado / Mas um dia o vento vira, e é bem tomar cuidado / Pois a coisa fica feia também pro seu lado / Passe bem, muito obrigado".

Nos anos 1970, Miltinho, Aquiles, Magro e Ruy tiveram problemas com a censura, inclusive shows proibidos. Uma das músicas do disco "Cicatrizes", "Pesadelo", de Maurício Tapajós e Paulo César Pinheiro, que também está no repertório do show, só escapou dos censores porque um de seus autores, Paulo César Pinheiro, enviou a letra para a censura junto com outras escritas para o repertório de Agnaldo Timóteo.

No total, o show contará com sete canções do disco, com os arranjos vocais originais de Magro Waghabi, diretor musical, arranjador e ex-integrante, morto em 2012. As músicas serão intercaladas por outros grandes sucessos do MPB4, como "Roda Viva", de Chico Buarque, "Amigo É pra Essas Coisas", de Aldir Blanc e Silvio da Silva Jr. e "Vira Virou", de Kleiton Ramil. Também faz parte do repertório do espetáculo a faixa-título do disco "Cicatrizes", de Miltinho.

"A gente canta músicas de 50 anos atrás, e a plateia entende exatamente do mesmo modo que aquela plateia dos anos 1970. É triste, andamos para trás. Só que lá atrás, tivemos a anistia e as eleições diretas, que eram momentos de esperança", diz Miltinho, que sente orgulho de o MPB4 ter feito parte do movimento pela democracia no país.

No show comemorativo das cinco décadas de "Cicatrizes", o MPB4 estará acompanhado no palco por João Faria (baixo), Pedro Reis (guitarra e bandolim) e Marcos Feijão (bateria).

Bom show!

SHOW ‘CICATRIZES-50 ANOS’

ARTISTA MPB4

QUANDO Quinta-feira (7), às 20h

ONDE Teatro Riachuelo, r. do Passeio, 38/40, Centro, Rio de Janeiro, tel. (21) 99566-7469

QUANTO De R$ 50 a R$ 120

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.