Música em Letras

O mundo dos sons por meio da leitura

Música em Letras - Carlos Bozzo Junior
Carlos Bozzo Junior

Supla, João e Eduardo Suplicy têm agenda cheia

Supla toca com a maior banda de rock do mundo, João Suplicy lança single, e Eduardo, o pai, falou até com o Papa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Enquanto o vereador da cidade de São Paulo, Eduardo Suplicy, que já foi senador, deputado estadual e federal, além de secretário municipal de direitos humanos se empenha em sua campanha política para ser eleito deputado estadual por São Paulo, seus filhos não deixam por menos.

Buscando uma união por um Brasil mais justo e solidário, o candidato Eduardo Suplicy entregou, recentemente, uma carta do presidente Lula ao Papa Francisco e deu a ele seu livro sobre a renda básica de cidadania. Já dois de seus meninos, Supla e João, seguem trabalhando na arte de amealhar os sons.

Em foto colorida, o compositor, instrumentista e compositor João Suplicy posa para a câmera
O compositor, instrumentista e compositor João Suplicy - Alexandre Suplicy/ Divulgação

Neste sábado (1º), às 20h, no Allianz Parque, em São Paulo, Supla toca os maiores clássicos do rock mundial, além de músicas de Raul Seixas (1945-1989) e dos Mutantes, no evento "Rockin'1000", com a maior banda de rock do mundo.

A banda conta com 1.088 músicos: são 283 guitarristas, 148 baixistas, 296 cantores, 213 bateristas e 60 tecladistas. Os músicos virão de 18 países: 871 do Brasil, 21 da Itália, seguidos por França (19), Alemanha (9), Estados Unidos (8), Canadá (2) e outros da Tunísia, Argentina, Bélgica, Bolívia, Brunei, Chile, Índia, Holanda, Paquistão, Polônia, Peru, Portugal e Uruguai. O músico mais jovem vem do Brasil, um baterista de 12 anos, enquanto o mais velho é um baixista brasileiro de 67 anos de idade.

No repertório do show estão garantidas "Metamorfose Ambulante" (Raul Seixas), "A Minha Menina" (Os Mutantes), "Born To Be Wild" (Steppenwolf), "Come Together" (The Beatles), "Under Pressure" (Queen / Bowie), "Another Brick In The Wall" (Pink Floyd), "Smells Like Teen Spirit" (Nirvana), "Killing in the Name" (Rage Against The Machine), "Paradise City" (Guns n 'Roses) e "Learn to Fly" (Foo Fighters).

Já João Suplicy lança nas plataformas digitais, nesta quinta-feira (29), "Juízo Final", de Nelson Cavaquinho (1911-1986) e Elcio Soares, o último single de seu álbum "Samblues", que conta com dez canções autorais e seis releituras de clássicos da música brasileira, como "Disritmia", de Martinho da Vila, e "As Rosas Não Falam", do mestre Cartola (1908-1980).

O álbum, que será lançado nas plataformas digitais no dia 13 de outubro, é o nono da carreira de João, contando com os três que lançou com a banda que tem com seu irmão Supla, a Brothers of Brazil. Um disco de vinil também está nos planos do artista.

em foto colorida, o músico João Suplicy posa para a câmera
O músico João Suplicy - Alexandre Suplicy/Divulgação

"O conceito desse álbum é promover a fusão do samba e do blues das mais diversas formas, algo que começa a partir da minha maneira de tocar o violão e já está presente nos meus trabalhos anteriores, inclusive com o Brothers of Brazil. O álbum não deixa de ser também uma forma de me definir como músico e artista. O que acontece é que, nesse projeto, especificamente, eu procurei ter isso também como norte na escolha do repertório e nos arranjos", disse o artista em entrevista exclusiva ao Música em Letras.

Quanto ao single "Juízo Final", João esclarece sua escolha. "Penso que lançar essa música neste momento em que se incita tanto o ódio entre as pessoas é muito oportuno e simbólico. A força dessa composição soa como um grito de esperança em meio a tantos retrocessos que sofremos nos últimos anos."

Mas em que esta gravação diferencia-se de tantas outras? "Creio se tratar de uma releitura bem diferente de qualquer outra já feita sobre essa música. O arranjo traz uma pegada bem blues em contraste com o samba originalmente composto. Isso dá ainda mais dramaticidade à canção, que, na sua introdução, conta com um dialogo do meu violão distorcido com a cuíca do Vitor da Candelária. Posteriormente, esta se adequa ao swing do blues e o arranjo, feito de forma coletiva, aproveita bem os silêncios que contribuem para gerar uma intensidade ainda maior na mensagem colocada."

O que as pessoas devem ter em mente quando ouvirem esse álbum? "Eu diria para estarem abertas para entrar na alma do artista que colocou ali sua verdade do início ao fim. Vou apresentar o show desse álbum no dia 23 de dezembro, na Blue Note SP", disse o artista convidando o leitor do blog a sentir a emoção de ouvi-lo ao vivo.

Proselitismo à parte, família que trabalha unida permanece unida.

LANÇAMENTO SINGLE ‘JUÍZO FINAL’

ARTISTA João Suplicy

ÁLBUM "Samblues"

ONDE Plataformas Digitais

QUANTO Gratuito

SHOW ‘ROCKIN’1000’

ARTISTAS Vários

QUANDO Sábado (1º), às 20h

ONDE Allianz Parque Stadium, av. Francisco Matarazzo, 1705, Água Branca, São Paulo, tel.(11) 4800-6680

QUANTO A partir de R$ 120

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.