Música em Letras

O mundo dos sons por meio da leitura

Música em Letras - Carlos Bozzo Junior
Carlos Bozzo Junior

Violonista João Camarero é uma das atrações do 1° Festival da Escola de Choro de São Paulo

Gratuito, o evento acontece a partir desta terça-feira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O violonista, compositor e professor João Camarero é um dos exímios artistas elencados para o 1° Festival de Choro da Escola de Choro de São Paulo (ECSP), evento gratuito que oferece aulas de instrumentos, masterclasses, shows, exibição de filmes e rodas de choro, entre os dias 20 e 25 de fevereiro, no Centro Cultural Vila Itororó, em São Paulo.

Saiba mais sobre João Camarero em https://www1.folha.uol.com.br/blogs/musica-em-letras/2022/08/violonista-joao-camarero-lanca-album-gentil-assombro-em-sao-paulo.shtml, e em https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2022/08/quem-e-joao-camarero-violonista-destaque-entre-os-maiores-solistas-do-brasil.shtml.

Em foto colorida o violonista João Camarero posa para a câmera
O violonista, compositor e professor João Camarero uma das atrações do festival - Divulgação/Gil Inoue

Na programação do festival há cursos de vários instrumentos ministrados por professores da Escola de Choro de São Paulo, que esbanjam experiência no gênero. Entre os instrumentos é possível aprender pandeiro, cavaquinho, violão de 6 e 7 cordas, flauta, clarinete, bandolim ou saxofone.

Já a masterclasses contam com músicos excelentes: Allan Abadia (trombone), Nailor Proveta (clarinete e sax), João Camarero (violão) e Léa Freire (flauta).

Em foto colorida, Integrantes da Escola de Choro de São Paulo posam para a câmera
Integrantes da Escola de Choro de São Paulo - Divulgação

Haverá ainda a exibição do documentário "Garoto - Vivo sonhando" e apresentações de músicos ligados ao choro como Zé Barbeiro, Jane do Bandolim, Izaías Bueno de Almeida, Quarteto Pizindim, e os professores da ECSP, entre outros artistas, além de rodas de choro abertas.

No domingo (25), último dia do festival, o espetáculo "Em Volta da Fogueira" homenageará a violinista e rabequeira Wanessa Dourado, morta em janeiro. O espetáculo trará composições de sua autoria, propondo o encontro do violino e rabeca com o choro, o frevo e o baião.

No final de cada dia do evento, alunos e público poderão participar das rodas de choro, das 21h às 0h, no Rancho Nordestino, na Bela Vista.

Veja a programação completa do festival em https://vilaitororo.prefeitura.sp.gov.br/2024/02/18/celebrando-a-tradicao-musical-brasileira-1o-festival-da-escola-de-choro-de-sao-paulo-na-vila-itororo/.

Bom festival.

1º FESTIVAL DE CHORO DA ESCOLA DE CHORO DE SÃO PAULO

ARTISTAS Vários

QUANDO De 20 a 25 de fevereiro

ONDE Aulas, masterclasses e shows no Centro Cultural Vila Itororó, r. Maestro Cardim, 60, Bela Vista, São Paulo, tel. (11) 98397-4800; rodas de choro, às 21h, no Rancho Nordestino, r. Manoel Dutra, 498, Bela Vista, São Paulo tel. (11) 2548-4092

QUANTO Gratuito

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.