Na Corrida

Pé na estrada, mesmo quando não há estrada

Na Corrida - Rodrigo Flores
Rodrigo Flores
Descrição de chapéu atletismo

Quer começar a correr? Veja dicas para iniciar com o pé direito

Resiliência, disposição e prazer não podem faltar em qualquer rotina de treino

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rodrigo Flores
São Paulo (SP)

Somos corredores antes mesmo do surgimento da nossa versão mais bem acabada, o Homo sapiens sapiens. Fósseis sugerem que nossos ancestrais já se deslocavam em velocidade sobre duas pernas há 2 milhões de anos. Somos uma espécie bípede, caçadora e coletora, que depende da mobilidade para sobreviver. Atingimos velocidades respeitáveis no mundo animal, e somos capazes de percorrer longas distâncias. Procure por aí e verá que não são muitas as espécies que correm 42 km em um dia.

Correr faz parte da nossa natureza. Da minha e da sua. Se, em algum momento, por qualquer motivo, cedemos ao sedentarismo da vida moderna e paramos de correr, lembre-se: sempre é possível (re) começar.

Em resumo: se você não é corredor e quer se tornar um, este texto é para você.

Antes, dois esclarecimentos. O primeiro é que você não vai encontrar aqui planilhas, metas ou regras talhadas no mármore. O que vem a seguir são orientações gerais, que consolidam conceitos amplamente aceitos entre médicos, fisioterapeutas e profissionais de educação física. As dicas tiveram a luxuosa revisão da treinadora Adriana Silva, que traz no currículo duas maratonas olímpicas e títulos pan-americanos.

O segundo alerta é sobre a importância de uma avaliação antes de iniciar uma atividade física. Fiz um post sobre a rotina médica mínima para quem quer correr. O texto está aqui.

Tudo pronto? Então #partiu corrida.

Homem corre em pista ao lado de rio
Correr faz parte da natureza humana. Fósseis sugerem que nossos ancestrais já se deslocavam em velocidade sobre duas pernas há 2 milhões de anos - Gary Butterfield/Unsplash

Vá devagar

Pode parecer difícil, mas agora é hora de segurar a ansiedade. Na corrida ideal, o início deve ser mais fraco do que o fim. Isso vale para um treino específico e também para toda a sua rotina de atleta. Ninguém corre uma maratona do dia para a noite.

Consistência é chave

Defina quantos dias você pode dedicar à corrida. Aqui não tem certo nem errado. O importante é criar uma rotina e comprometer-se com ela. Idealmente, treine em dias alternados para dar tempo da sua musculatura se recuperar.

Consistência precisa ser a sua palavra de ordem nesse começo. Se você tem três dias para treinar, treine os três dias, por pelo menos 40 minutos. Neste momento, é mais importante garantir a regularidade e esticar um pouco mais os treinos do que buscar intensidade. Em resumo, em vez de correr cinco minutos rápidos e ficar sem ar, prefira correr devagar por mais tempo. Assim você acostuma a sua musculatura e se condiciona para os próximos passos do treinamento.

Ligue o autoconhecimento

A partir de agora, você vai precisar exercitar o autoconhecimento e perceber os seus limites. Exageros levam a lesões, que resultam em abandono e desistência. De novo, vá devagar. Não consegue correr? Não tem problema. Comece com caminhadas, e vá aumentando o ritmo aos poucos. O importante é lembrar que, seja correndo, seja andando, seu deslocamento deve ser em um ritmo que permita uma conversa. Lembre-se: você está começando, não é hora de exaustão.

"Hoje não vou, estou com dor"

Sentir dor após a atividade física é normal. O cansaço muscular é esperado, e os dias de descanso durante a semana são importantes para garantir a recuperação física de qualquer atleta, seja profissional, amador ou iniciante.

Se a dor é provocada por fadiga, e você tem feito seus treinos com moderação, resista à tentação de ficar em casa e vá correr, mesmo que em intensidade reduzida. Mais uma vez: a consistência é o segredo dessa etapa.

Quando acelerar?

O avanço deve ser gradual. Quem se sente confortável na caminhada, pode começar a trotar. A sugestão é correr por um minuto e caminhar outros quatro. Sempre no seu ritmo. Aos poucos, aumente a intensidade e corra dois minutos para três de caminhada. Faça essa evolução progressiva até conseguir correr cinco minutos sem precisar parar.

Preciso de treinador?

Ter o acompanhamento de um profissional especializado é um privilégio nem sempre acessível a quem quer correr. O treinador é capaz de avaliar com mais precisão o estado físico do atleta, prescrever uma rotina de treinos adequada à rotina e aos objetivos do corredor, e acelerar o processo de desenvolvimento. Caso não seja possível contar com um, o atleta terá de usar uma dose adicional de bom senso para entender o seu nível de preparo físico e qual o momento de aumentar a carga de treinos.

Capriche no pacote completo

Gosta de ouvir música? Escolha uma playlist que vai te animar durante o seu treino. Se possível, faça suas corridas em um lugar bonito, ao ar livre. Se isso te faz mais feliz, invista em um look caprichado. A corrida em si tende a exigir bastante do iniciante, então associe esses primeiros treinos a atividades que você já sente prazer naturalmente em fazer.

Equipamento custa caro?

Não é hora de gastar dinheiro no tênis mais caro ou investir em relógios mirabolantes. Você ainda precisa descobrir e amadurecer o corredor que existe em você. O importante mesmo é ter um equipamento adequado -- tênis próprio para corrida, roupas leves, um cronômetro simples para registrar sua evolução. À medida em que você conhece seu corpo, seu ritmo e suas preferências, daí vale a pena pensar em investimentos maiores para a sua rotina de treinos. Mas, convenhamos, eu não pago os seus boletos. Então, se for importante para você, compre o tênis caro e seja feliz.

Desligue o cérebro

Controlar a mente é fundamental. A chance do seu cérebro tentar sabotar a sua corrida é de 100%. Acontece comigo o tempo todo, e olha que eu corro há uns bons anos. Esteja preparado para distrair os pensamentos negativos e conseguir a força de vontade necessária para cumprir o que você se dispôs a treinar. Neste caso, ser racional talvez seja não ouvir a sua cabeça.

Beba água

Sempre.

Divirta-se

Muito.

Esqueci de alguma dica importante? Escreva para blognacorrida@gmail.com ou me mande mensagem no instagram @rodrigofloresnacorrida

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.