Na Pinta do Surfe

O universo do esporte e suas particularidades

Na Pinta do Surfe - Marcus Romero
Marcus Romero

Etapa de Portugal é vencida por João Chianca e Caitlin Simmers

Ambos os competidores assumem a segunda colocação do ranking geral

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A praia de Supertubos em Peniche - Portugal recebeu a terceira etapa do circuito mundial de surfe. O pico sempre produz altas ondas e esse ano não foi diferente.

Acertando nos dias disponíveis para a realização do evento a WSL mais uma vez teve recompensado todo o trabalho envolvido. Foram dias de altas ondas e uma competição incrível.

O brasileiro João Chianca (Chumbinho) surfou muito durante todo o evento e não deu chance na final para o australiano Jack Robinson que vem se destacando e é o atual líder do ranking. Chumbinho abusou dos tubos e a cada onda surfada era possível sentir que seria difícil tirar o título dele.

João segura sua prancha com a mão para entrar em mais um tubo
João Chianca em mais um tubo. (Photo by Damien Poullenot/World Surf League) - World Surf League

Chumbinho conseguiu sua primeira vitória na elite do surfe mundial e foi lindo ver a sua comemoração. Apesar da sua aparência sempre tranquila e conectado com a vida, Chumbinho explodiu de emoção com essa conquista. Carregado até o palanque ele estava em êxtase, e não é para menos, é longa a caminhada de um surfista até conseguir conquistar uma etapa no tão sonhado "circuito dos sonhos".

joão é carregado pelos fãs.
João Chianca é carregado pelos fãs e amigos. (Photo by Thiago Diz/World Surf League) ORG XMIT: 775907319 - World Surf League

João entrou de vez para a história do Brazilian Storm. É impressionante como o Brasil conquistou um lugar de destaque no mundo das ondas. Iremos ver de agora em diante a troca de talentos. Adriano de Souza se aposentou das competições e na sequência surge o João e assim vamos dando continuidade ao trabalho de anos e anos desenvolvidos pelos surfistas brasileiros.

O domínio brasileiro chama a atenção e precisamos estar atentos pois os gringos estão furiosos com isso. Jack Robinson lidera o circuito e é a esperança dos australianos para levar o título esse ano, a Austrália não comemora um título mundial há 10 anos.

Faltam apenas duas etapas antes do corte de classificação, João Chianca com essa vitória praticamente assegura sua participação na segunda fase do mundial.

Samuel Pupo parou nas quartas de final mas teve uma bela participação e está amadurecendo a cada etapa.

Yago Dora com um surf potente e com bons tubos chegou até a semifinal, ele vem mostrando que também chegou para ficar.

Filipe Toledo perdeu cedo demais round dos 32, mesmo com esse resultado ocupa a terceira colocação do ranking geral.

Gabriel Medina, Ítalo Ferreira e Caio Ibelli ficaram no round 16.

O destaque no feminino ficou para a garota Caitlin Simmers, de 16 anos. A americana subiu para a segunda colocação no ranking geral.

Caitlin de 16 anos segura seu grande troféu
A americana Caitlin Simmers vencedora do MEO Rip Curl Pro Portugal. (Photo by Damien Poullenot/World Surf League) ORG XMIT: 775907319 - World Surf League

A brasileira Tatiana Weston-Weeb parou só na semifinal e saiu da nona para a quinta colocação geral.

Agora restam duas etapas antes do primeiro corte, Bells Beach de 4 à 14 de Abril e Margaret River de 20 à 30 de Abril, ambas na Austrália.

Vamos acompanhar de perto essas próximas etapas pois o circuito está alucinante e com um nível muito alto.

Aloha

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.