Normalitas

Espanholices, maravilhas do ordinário, brotos de brócolis

Normalitas - Susana Bragatto
Susana Bragatto

Cenas de um mundo omicronizado

Com 49 casos confirmados da nova variante, Espanha vive sua sexta onda e nós vamos vivendo como podemos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Barcelona
Imagem de multidão de pessoas vista de cima. Em lugar de caras, há desenhos tipo 'smile' que mostram várias expressões: brava, contente, triste...
Viver, gozar, repeat - Pixabay/Reprodução

"Voy a viviiiiir,
Voy a gozaa-aar*
Vivir mi vida,
Lalala-láááá-áááááá"

No metrô, o señor calvo canta em troca de moedas. Acentua a última sílaba do refrão de Marc Anthony, combinando a voz áspera com acordes de sua guitarra algo desafinada.

O conjunto meio trupicante e gutural contrasta com a mensagem fluffy da letra.

O corredor subterrâneo que conecta as estações de trem e metrô da praça Catalunya, no coração de Barcelona, invariavelmente causa uma discreta claustrofobia em seus transeuntes --imagino eu, sendo um deles e respirando com dificuldade sob a minha máscara de pato ffp2.

Problema que não tem o tocador-de-guitarra-de-metrô dessa manhã fria de terça-feira: com a surrada máscara cirúrgica no queixo, a boca escancarada não tão cheia de dentes, ele já expele as primeiras notas do hit seguinte, muy familiar:

"Sábaduu na balaaaa-adaaa..."

***
Dentro do vagão, hora do rush, um corpo xovem e longilíneo se esparrama em posição Savasana (horizontal) por todo o conjunto de assentos de cor cinza, em geral reservados aos idosos, gestantes e tal.

Pelo cós da calça cargo, toda salpicada de tinta branca e outras manchas da vida, sai um elástico negro com os dizeres CALVIN KLAIN.

Ele tosse, tosse y tosse um pouco mais, olhos fechados em um sono conturbado, grunhindo e movendo a cabeça de um lado ao outro. Um ríctus no canto da boca me sugere loucura (aaahn, julgamentos....), o cheiro acre me denota vida de rua.

Em seus sonhos, sequer se dá conta da volumosa plateia, ampliando a clareira ao seu redor com cada acesso de tosse, num efeito Moisés-no-mar-com-Covid. Dorme (ou não), e não posso deixar de admirá-lo.

***
No bar ao lado de casa, sorvo um café numa mesinha do lado de fora, aproveitando o calorzim da manhã, quando um rapaz de seus 20 e tantos anos com um cachorro se detém ao meu lado na calçada.

Espia dentro do bar, acende um cigarro, impaciente. "Rosana!", chama, mal-humorado.

Vem uma jovem chinesa (este é um desses bares que popularmente são conhecidos aqui na Espanha como "xino" ou "chino" --um dos muitos negócios dominados pelos muitos chineses imigrantes) e começa uma discussão.

"Olha, o que aconteceu ontem é inadmissível", dispara o cara, a voz baixa entredentes. "Vocês estão em conluio com a polícia, qualé? Já vi 'polis' aqui antes, outro dia até me convidaram para um 'cubata' (drinque), estavam me testando, não é? Pra pegar quem está fora das normas, não é? É meu direito vir aqui". Ela usa máscara, ele, não.

A menina murmura uma desculpa e argumenta que não querem confusão no bar. Que é melhor que ele busque outro lugar. Trocam mais algumas palavras e ele se vai, irritado.

Converso com a dona, uma outra chinesa muito amável, olheiras fundas. "Aqui, os clientes em geral são educados e nunca tenho problemas", diz. Quando eu pedi o café, ela tinha me solicitado o certificado Covid, mas, como me sento do lado de fora, não é obrigatório apresentá-lo. "Esse rapaz não é má pessoa, mas quando bebe... [revira ozoinho] Ele não se vacinou, não tem o certificado Covid, se recusa a botar a máscara para entrar no bar e ainda por cima chamou a polícia ontem".

--E o que houve quando veio a polícia?, pergunto.

--Nem desceram da viatura. Pela cara acho que já estão cansados desse tipo de ocorrência. Mandaram o rapaz buscar outro bar pra beber e foram embora...

***
A señora desce os 31 degraus que dão acesso ao metrô com infinita meticulosidade, agarrada ao corrimão metálico. "Eu contei... há muito tempo", me informa.

Entrevejo sua pele branquissima e enrugadíssima, como um desenho abstrato que eu penduraria na parede da sala, ao lado de orquídeas e cadernetinhas de fotos 3x4. Emoldurada por 336753 capas de tecidos entre rígidos e fofos, e emanando odores indescritíveis, mezzo ateliês de costureiras e banho de ofurô na casa da minha batian**, essa senhora española me faz pensar no Sphynx, aquele gato sem pelos que numa página de anúncios local custa de 400 a 1000 euros a unidade, para decoração de lares abonados com ou sem amor.

(Bom, um Sphinx envolto em lã fofiña)

De volta à senhora. Queixa-se do elevador quebrado. De novo, sublinha. "E agora esse micron, nicron....". Busca as palavras, não a corrijo. Que diferença faz.

E encerra a breve conversa, liberando-me pra minha pressa du jour: "No, hija, não preciso de ajuda" --declina, abanando a mãozinha livre com um leve tremor, mas decisiva. "Quem precisa de ajuda é a humanidade".

*****

Ps.:

*"Gozar": De gozo.

1. tr. Sentir placer o alegría a causa de algo. Gozó la vista del mar.

2. tr. Tener o poseer algo bueno, útil o agradable. U. m. c. intr. Goza DE buena salud.

3. tr. cult. Dicho de una persona: Tener relaciones sexuales con otra.

4. intr. Sentir placer o alegría por algo o por alguien. Gozamos CON su compañía. U. t. c. prnl.

Gozarla:

1. loc. verb. coloq. Pasarlo bien o disfrutar.

*Batian: escrita coloquial de "avó" em japonêisss

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.