Novo em Folha

Programa de Treinamento

Novo em Folha - Editoria de treinamento
Editoria de treinamento
Descrição de chapéu jornalismo mídia

Iniciativa reúne dados para produções em jornalismo

Em palestra, editor Ben Welsh, do Big Local News, falou sobre iniciativas e experiências na área

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Por terem menos recursos, jornais de pequeno porte podem enfrentar dificuldades ao produzir reportagens baseadas em dados. O projeto Big Local News, da Universidade Stanford (EUA), reúne dados e ferramentas para desenvolvimento de produtos jornalísticos com o objetivo de apoiar esses veículos.

Ben Welsh, que foi editor no departamento de dados e gráficos do jornal americano Los Angeles Times, é membro do projeto desde o início do ano. Em palestra à Redação da Folha na segunda-feira (8), Welsh afirmou que a iniciativa busca tornar os dados mais acessíveis a veículos pequenos, que querem produzir reportagens sob a perspectiva do local onde estão inseridos.

Ataque hacker
O Big Local News reúne ferramentas para desenvolver produtos em jornalismo de dados, o objetivo é apoiar a produção em jornais de pequeno porte - Unsplash

O Big Local News atua diretamente com jornais para desenvolver histórias a partir de base de dados. Embora tenham mais experiência com veículos nos Estados Unidos, o projeto já contribuiu com Redações de fora do país, incluindo o brasileiro InfoAmazônia, em uma reportagem que mostrou como a fumaça de incêndios na floresta piora o quadro de Covid-19.

Atualmente, o site inclui dados sobre as consequências da Covid nos Estados Unidos, o impacto da pandemia nas escolas americanas, a violência policial, entre outros.

Informações publicadas no Big Local News podem ser compartilhadas ou atualizadas pelos próprios usuários. O projeto também disponibiliza ferramentas para análise, visualização e publicação de dados. De acordo com Welsh, é uma estratégia importante para veículos menores, que não têm recursos tecnológicos para projetos nesse campo.

Na palestra, ele falou ainda sobre sua experiência no LA Times, quando liderou a integração entre a editoria gráfica do jornal impresso e a de dados. Segundo Welsh, o objetivo da mudança foi modernizar a produção tradicional do veículo para ampliar a audiência.

O jornalista disse que, nesse período, a equipe construiu uma linha de montagem para o desenvolvimento de produtos feitos com dados, focados em quatro frentes: gráficos e mapas, histórias contadas com conteúdo visual, aplicativos que entreguem dados ao público e reportagens.

De acordo com Welsh, os códigos desenvolvidos pelo LA Times para análise de dados estão disponíveis em plataformas de software livre, o que significa que podem ser utilizados e modificados por qualquer um, sem que isso altere o produto original. Ele defende o uso dessas plataformas para promover uma maior colaboração entre veículos e, com isso, produzir reportagens a partir de códigos mais desenvolvidos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.