Novo em Folha

Programa de Treinamento

Novo em Folha - Editoria de treinamento
Editoria de treinamento
Descrição de chapéu jornalismo

Fundação Gabo abre inscrições para maior prêmio de jornalismo da América Latina

Jornalistas podem inscrever fotografias e textos publicados entre junho de 2022 e março de 2023

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Fundação Gabo abriu, nesta terça-feira (7), as inscrições para jornalistas concorrerem ao Prêmio Gabo, a premiação mais importante do jornalismo da América Latina.

Os profissionais só podem cadastrar reportagens publicadas originalmente em espanhol ou português entre 7 de junho de 2022 e 21 de março de 2023. As inscrições vão até 22 de março.

Imagem mostra o escritor colombiano Gabriel García Márquez. Ele é um homem branco, de cabelos e bigode grisalhos. Márquez veste um paletó preto e uma camisa azul clara. Na lapela do paletó, leva uma rosa amarela.
Fundação Gabo abre inscrições para maior prêmio de jornalismo da América Latina - REUTERS

Ao inscrever o trabalho, o jornalista deve selecionar uma das cinco categorias escolhidas pela fundação: 1) texto, para reportagem escrita; 2) fotografia, para cobertura fotográfica; 3) áudio, para jornalismo sonoro; 4) imagem, para reportagens em vídeo, animação ou outras formas de visualização digital; 5) cobertura, para trabalhos sobre notícias, pesquisas e atualidades publicados em qualquer meio. O mesmo trabalho não poderá ser inscrito em mais de uma categoria.

Inicialmente, os trabalhos serão analisados por júris em comissões de pré-seleção. Aqueles que passarem pela primeira triagem serão avaliados por grupos de no mínimo três jurados. Esses grupos serão responsáveis por escolher os dez trabalhos para seguirem na disputa, assim como os três finalistas e o vencedor.

Os júris avaliarão a qualidade narrativa dos textos, o valor noticioso das histórias, a inovação ou originalidade na forma de contar, além da pluralidade das fontes, a clareza da reportagem e o impacto gerado pela publicação. Os vencedores serão anunciados durante o Festival Gabo, entre 30 de junho e 2 de julho, em Bogotá.

Os finalistas das cinco categorias receberão 8 milhões de pesos colombianos (R$ 8.700). Já os vencedores receberão 35 milhões de pesos colombianos (R$ 38 mil), um diploma e uma cópia da escultura Gabriel, criada pelo artista colombiano Antonio Caro –um teclado sem letras, semelhante ao utilizado pelo escritor Gabriel García Márquez (1927-2014) em seus últimos anos de carreira.

"Em um momento em que campanhas de desinformação e denúncias contra jornalistas contribuem para o enfraquecimento da democracia na América Latina, a Fundação criada por Gabriel García Márquez há 28 anos quer reivindicar o direito à liberdade de expressão, bem como o direito de acesso à informação e contribuir para a construção de uma cidadania ativa", escreveu a fundação no edital do prêmio.

Os concorrentes devem se inscrever na plataforma de inscrição da Fundação Gabo, que pode ser acessada clicando aqui.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.