Novo em Folha

Programa de Treinamento

Novo em Folha - Editoria de treinamento
Editoria de treinamento
Descrição de chapéu América Latina

Podcast Américas discute possível volta de Trump e eleição mexicana

Jornalistas Sylvia Colombo, colunista da Folha, e Sebastián Fest, do jornal espanhol 'El Mundo', analisam cenário político da região

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Novo em Folha publica nesta quinta-feira (15), o segundo episódio do podcast Américas. Trata-se de um programa de notícias, entrevistas e análise sobre eventos políticos e sociais da região realizado pelos jornalistas Sylvia Colombo, colunista da Folha, e Sebastián Fest, correspondente em Buenos Aires do jornal espanhol "El Mundo".

O podcast, transmitido em espanhol, é uma boa oportunidade para jornalistas e demais interessados em entenderem melhor a região e em conhecer mais o idioma falado em quase toda a América Latina, tendo o Brasil como uma das exceções.

Neste episódio, os dois jornalistas analisam a possibilidade de um retorno de Donald Trump ao governo dos EUA e como isso impactaria na América Latina, em comparação com o que tem sido feito na gestão Joe Biden. Também antecipam prognósticos da eleição mexicana no ano que vem, destacando a entrada na disputa do ex-chanceler Marcelo Ebrard.

O Morena (Movimento de Regeneração Nacional), partido do atual presidente, Andrés Manuel López Obrador, venceu as eleições regionais e conquistou o Estado do México, tradicional reduto do PRI (Partido Revolucionário Institucional), hegemônico na política mexicana por sete décadas.

Por fim, a conversa trata da visita do uruguaio Luis Lacalle Pou, algo às escondidas, a Casa Branca, onde se reuniu com Joe Biden. O debate se dá a partir do fato de que Biden parece ter encontrado interlocutores mais alinhados a seu modo de pensar nos mandatários de Uruguai e Chile (Gabriel Boric). Mais que nos líderes de países grandes como Brasil, Colômbia, México e Argentina. Por quê?

O podcast Américas traz, toda semana, três temas para o debate, em geral com material de apuração própria e entrevistas com protagonistas da notícia, como presidentes, candidatos, chanceleres e analistas.

A parte gráfica do projeto foi elaborada pelo estúdio Thema.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.