Novo em Folha

Programa de Treinamento

Novo em Folha - Editoria de treinamento
Editoria de treinamento
Descrição de chapéu mídia

Coalizão de imprensa oferece recursos de checagem para eleições municipais

Projeto Comprova, liderado pela Abraji, disponibiliza ferramentas para investigação de conteúdo suspeito

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Desde o começo de setembro, o Projeto Comprova, liderado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), disponibiliza um pacote de recursos voltado a jornalistas que cobrem as eleições municipais de 2024.

As ferramentas, voltadas para investigação de conteúdos suspeitos na internet, podem ser acessadas pelo chatbot do projeto no WhatsApp por profissionais de comunicação de qualquer veículo no Brasil.

A imagem mostra uma mão se aproximando de uma cabina de votação. A cabina é de cor branca e possui a inscrição 'CABINA DE VOTAÇÃO' em letras grandes. Ao fundo, há uma parede e uma mesa, sugerindo um ambiente de votação.
Coalizão de imprensa oferece recursos de checagem para eleições municipais - Gabriela Biló/Folhapress

Um dos recursos é uma caixa de ferramentas digitais que auxiliam na verificação de textos, áudios, imagens e vídeos, além de monitoramento e rastreamento de redes sociais, com a maioria das aplicações gratuitas.

Outra novidade é o manual "Inteligência Artificial: o básico para jornalistas", que mostra os potenciais de uso da IA generativa no jornalismo e também na produção de conteúdos de desinformação. O material ainda aborda a regulamentação do TSE nas eleições de 2024.

O terceiro recurso é uma mentoria gratuita, de até 20 minutos, para orientar jornalistas em investigação de conteúdo suspeito ou falso sobre a eleição em sua cidade. Estão disponíveis até 500 sessões para profissionais de veículos que não fazem parte do Comprova.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.