O Mundo É uma Bola

O Mundo É uma Bola - Luís Curro
Luís Curro

Surto de Covid elimina o Tottenham de competição europeia

Avanço do coronavírus na Inglaterra tem seu 1º grande efeito danoso no terreno esportivo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um dos mais importantes clubes da Inglaterra, o Tottenham está eliminado da Liga Conferência. O motivo: o surto de Covid que atingiu a equipe neste mês.

O avanço dos casos positivos impediu o time de atuar em Londres, no dia 9, contra o francês Rennes, em jogo que definiria o futuro da agremiação inglesa na competição.

Harry Kane, centroavante e artilheiro do Tottenham, anda em campo em partida da Liga Conferência
Harry Kane, centroavante e artilheiro do Tottenham, em partida da Liga Conferência; decisão da Uefa eliminou o time inglês da competição europeia - Stephane Mahe - 16.set.2021/Reuters

A Uefa, entidade que controla o futebol na Europa, inicialmente adiou o duelo.

O Tottenham, que só conseguiu voltar a campo neste domingo (19), no empate por 2 a 2 com o Liverpool, depois que o surto interno arrefeceu, sugeriu outras datas, oferecendo-se inclusive para atuar na França, com inversão de mando, já que a situação de controle da pandemia na Inglaterra não é boa.

Todas as opções, no entanto, foram recusadas pelo Rennes, que se irritou com a não realização do confronto na data original.

O time já estava na Inglaterra e avaliava que o rival tinha jogadores suficientes, não infectados, para entrar em campo, tendo decidido não fazê-lo porque teria desfalques consideráveis, o que reduziria a chance de obter um bom resultado.

Nesse cenário, a Uefa, levando em conta o aperto no calendário, decidiu pela derrota do Tottenham, em uma espécie de W.O. ("walkover"), que é a impossibilidade de uma equipe competir.

O placar da partida ficou assim definido: Tottenham 0 x 3 Rennes. O resultado deixou o time londrino em terceiro lugar no Grupo G, atrás do Rennes e do Vitesse, da Holanda.

O volante Oliver Skipp, do Totenham, com as mãos na cintura durante o empate por 2 a 2, na França, contra o Rennes pela Liga Conferência; atrás dele, há uma grande bandeira do Rennes no local destinado à torcida no estádio
O volante Oliver Skipp, do Totenham, durante o empate por 2 a 2, na França, contra o Rennes pela Liga Conferência - Stephane Mahe - 16.set.2021/Reuters

A decisão da Uefa causa polêmica porque considera que o Tottenham "desistiu" da partida, o que não é verdade. Só não foi a campo na data estabelecida porque a pandemia impediu.

"Merecíamos jogar essa partida para tentar passar para a próxima fase. Não é justo que paguemos por uma situação em que não temos culpa", lamentou o técnico Antonio Conte.

Por meio de um porta-voz, o Tottenham afirmou: "Estamos decepcionados com a recusa em se conceder mais tempo para o jogo ser remarcado. Mas aceitamos a decisão, e nosso foco agora será nas competições que continuamos disputando".

O clube, que tem no elenco o artilheiro Harry Kane, o goleiro Hugo Lloris, capitão da seleção francesa campeã na Copa do Mundo de 2018, e os brasileiros Emerson Royal e Lucas Moura, participa do Campeonato Inglês, da Copa da Inglaterra e da Copa da Liga Inglesa.

A Liga Conferência, da qual o time foi ejetado, está em sua primeira edição e é a terceira competição em importância na Europa, atrás da Champions League e da Liga Europa.

Disputaram a fase de grupos clubes desconhecidos e sem expressão, como Mura (Eslovênia), Jablonec (República Tcheca), Bodo Glimt (Noruega), Flora Tallinn (Estônia) e Lincoln Red Limps (Gibraltar).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.