O Mundo É uma Bola

O Mundo É uma Bola - Luís Curro
Luís Curro

A volta do que não foi

Nova onda de coronavírus ameaça causar estragos no futebol da Inglaterra e afeta o da Alemanha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O futebol começa a ser afetado novamente por um vírus que se imaginava estar sendo controlado, indo embora, porém o dia a dia mostra que não foi (nem embora nem controlado).

O fantasma do coronavírus continua presente, fortalecido pelo surgimento e avanço da variante ômicron, e a Inglaterra e a Alemanha, dois dos mais importantes centros do esporte na Europa, sentem os efeitos dele.

Na terra da rainha, a partida do fim de semana entre Tottenham e Brighton foi adiada pela Premier League (organização que comanda o Campeonato Inglês) devido a um surto de Covid na equipe de Londres.

Jogadores, tanto do time principal como do sub-23, e funcionários do Tottenham têm tido testes positivos, sendo necessário o isolamento deles.

Antes de o jogo contra o Brighton ser postergado, o time também não pôde atuar pela Liga Conferência (torneio europeu que está em sua edição inaugural), diante do francês Rennes, na quinta-feira (9).

De acordo com relatos da mídia inglesa, o treinador do Tottenham, o italiano Antonio Conte, tem só 13 jogadores à disposição para o duelo de quinta com o Leicester.

O treinador do Tottenham, Antonio Conte, gesticula durante partida da Premier League
O treinador do Tottenham, Antonio Conte, que tem desde o início da semana passada tido dificuldades para treinar a equipe por causa dos casos positivos de Covid - Hannah Mckay - 5.dez.2021/Reuters

Outros jogos deste meio de semana que estão ameaçados, ambos nesta terça-feira, são o do Manchester United, que deve viajar a Londres para encarar o Brentford, e o do Aston Villa, que tem compromisso em Norwich.

Houve a divulgação de que os dois times visitantes reportaram neste domingo casos de Covid. O Aston Villa, sediado em Birmingham, interditou seu local de treinamento devido à situação.

Até o momento em que este texto era escrito, a Premier League não tinha se pronunciado a respeito da realização das partidas.

Todas estavam mantidas, e com a presença ilimitada de torcedores, o que é preocupante –sabe-se que aglomerações, mesmo em locais abertos, não são indicadas para conter a expansão do vírus.

A Inglaterra se vê em meio a uma nova onda de Covid. Na sexta-feira (10), houve o registro de 48.908 casos positivos, o maior número desde janeiro.

As autoridades do país estão estimulando a população a tomar dose de reforço contra o coronavírus, a fim de tentar evitar que duras medidas restritivas sejam implementadas na época das festas de fim de ano.

O inverno no hemisfério Norte não é um aliado, já que as infecções respiratórias causadas por vírus tendem a crescer, pois as pessoas ficam mais tempo em ambientes fechados para se proteger do frio.

O adiamento de partidas complica o apertado calendário da Premier League.

O Tottenham está com dois jogos de atraso em relação à maioria dos concorrentes. No fim de novembro, em razão do mau tempo, o time já não pôde jogar contra o Burnley.

O lateral Pavard, do Bayern de Munique, na partida contra o Mainz na Allianz Arena, vazia devido às restrições impostas na Alemanha devido ao avanço do coronavírus
O lateral Pavard, do Bayern de Munique, na partida contra o Mainz na Allianz Arena, vazia devido às restrições impostas na Alemanha devido ao avanço do coronavírus - Christof Stache - 11.dez.2021/AFP

Na Alemanha, que lida com o avanço do coronavírus desde outubro, a região da Baviera proibiu no começo deste mês a presença de torcedores em eventos esportivos. Essa providência deve se estender pelo menos até o final de dezembro.

Um dos clubes afetados é o Bayern de Munique, o mais famoso e vitorioso do país.

A equipe fechou as portas da Allianz Arena para o jogo do meio da semana passada em que atropelou o Barcelona (3 a 0), eliminando o gigante espanhol da Champions League.

O estádio com capacidade para 75 mil torcedores também esteve vazio no sábado, na vitória por 2 a 1 sobre o Mainz na Bundesliga.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.