O Mundo É uma Bola

O Mundo É uma Bola - Luís Curro
Luís Curro

Ironia? Mourinho pedirá a jogadores que façam papel de mergulhadores

É possível obter pênaltis no Campeonato Italiano atirando-se na área como se fosse um 'palhaço', afirma treinador da Roma

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O português José Mourinho, 59, reconhecidamente um dos grandes treinadores da história, já teve dias melhores na carreira.

Sua década de ouro na profissão foi a primeira deste século.

Nela, triunfou duas vezes na Champions League (Porto e Inter de Milão), ganhou duas vezes o Campeonato Inglês (Chelsea), duas vezes o Italiano, duas vezes o Português.

Na década passada, por Real Madrid, Chelsea e Manchester United, não teve sucesso estrondoso. As conquistas mais relevantes foram um Campeonato Espanhol, um Campeonato Inglês e uma Liga Europa.

Ele pode, entretanto, gabar-se de ter faturado pelo menos um título em cada um desses clubes. Passou em branco apenas na direção do Tottenham.

Usando camisa polo preta e com semblante de insatisfação, o português José Mourinho, treinador da Roma, aponta o dedo indicador da mão direita na direção do campo na partida diante do Atalanta pelo Campeonato Italiano
O português José Mourinho, treinador da Roma, na partida diante do Atalanta pelo Campeonato Italiano - Alessandro Garofalo - 18.set.2022/Reuters

Seu atual clube é a Roma, e com ela, longe de ter um elenco estrelado, não fugiu à regra e já levantou uma taça, neste ano, a da edição inaugural da Liga Conferência, o terceiro torneio em importância no velho continente, atrás da Liga dos Campeões e da Liga Europa.

Uma de suas missões é tirar a Roma da fila no Campeonato Italiano.

O time da capital, que nunca foi propriamente uma força no país –soma três scudettos, muito atrás de Juventus (36), Inter e Milan (ambos 19)–, ergueu o troféu pela última vez em 2001.

Para cumpri-la, Mourinho, conhecido pela língua ácida, com críticas frequentes e ferrenhas à arbitragem, além de alguns arranca-rabos com colegas de prancheta, declarou que, para obter melhores resultados, terá de pedir a seus jogadores que se atirem na área para cavar pênaltis.

"Direi a eles que não tentem ficar de pé, que não lutem pela bola, que sejam palhaços como aqueles que mergulham como se estivessem em uma piscina, porque é evidente que é assim que você consegue pênaltis."

Qual o contexto?

O técnico queixou-se de um pênalti não marcado em Zaniolo na derrota por 1 a 0 para o Atalanta, na mais recente rodada do Italiano, em Roma. A reclamação resultou em sua expulsão.

Houve uma disputa entre o atacante e Okoli, na área da equipe visitante, e, segundo Mourinho, o defensor cometeu um "pênalti claro", mas, como Zaniolo relutou em cair, optando por tentar dar prosseguimento ao lance, o árbitro Daniele Chiffi nada marcou.

Sentado no campo, com o número 22 nas costas da camisa vermelha da Roma, Nicolo Zaniolo reclama de pênalti cometido por Caleb Okoli, do Atalanta, que está deitado a seu lado, em partida do Campeonato Italiano
Nicolo Zaniolo, da Roma, reclama de pênalti que teria sido cometido nele por Caleb Okoli, do Atalanta, em partida do Campeonato Italiano no Estádio Olímpico, na capital da Itália - Andreas Solaro - 18.set.2022/AFP

Terá sido o português irônico em sua declaração para que seus jogadores passem a ser também "mergulhadores"?

Há de se esperar que sim, pois o cai-cai, artifício empregado para obter vantagem, não é algo sadio nem honesto para o futebol.

Porém um detalhe precisa ser observado em relação ao que afirmou Mourinho.

Se ele possui a convicção de que a arbitragem tem a tendência a assinalar penalidades máximas quando um atleta valoriza a falta sofrida na área, e podendo isso ser comprovado empiricamente, é necessário que as autoridades do apito na Bota focalizem a questão e mudem o cenário.

Caso contrário, há quem concordará, e não sem razão, com a fala em princípio esdrúxula do renomado e rabugento treinador.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.