Ora Pois

Um olhar brasileiro sobre Portugal

'Gabriela': 1ª novela brasileira em Portugal estreou há 45 anos

Parlamento luso chegou a adiar sessões para que deputados acompanhassem a trama

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Primeira novela brasileira exibida em Portugal, "Gabriela" estreou nas telinhas lusitanas há 45 anos, em 16 de maio de 1977.

O folhetim protagonizado por Sônia Braga, exibido originalmente pala TV Globo em 1975, rapidamente conquistou os portugueses e virou um grande fenômeno no país, que literalmente parava para assistir aos capítulos da trama.

A popularidade da era tanta que, em várias ocasiões, a Assembleia da República chegou a adiar o horário dos trabalhos: tudo para que os deputados pudessem acompanhar a trama.

A atriz Sônia Braga caracterizada como a protagonista de "Gabriela", aparece sentada, com os longos cabelos soltos e segurando um buquê de flores amarelas
A atriz Sônia Braga caracterizada como a protagonista de "Gabriela", primeira novela brasileira a ser exibida em Portugal, em 1977 - Divulgação/TV Globo

Apesar da escassez de aparelhos de televisão na altura, a novela conquistou o público, que se reunia em clubes, associações, cafés e restaurantes para acompanhar a história.

Exibida ao longo de 6 meses pela RTP, a televisão pública do país, a trama baseada no livro homônimo de Jorge Amado atravessou o Atlântico em um momento de grandes mudanças na sociedade portuguesa.

Pouco tempo antes, em 25 de abril de 1974, a Revolução dos Cravos havia posto fim à mais longa ditadura da Europa ocidental. Era tempo do 1º governo constitucional, eleito em eleições livres em 1976 e chefiado por Mário Soares.

Em meio a crises e ao clima pós-revolucionário, foi em 1977 que Portugal pediu formalmente sua adesão à Comunidade Econômica Europeia, a entidade que antecedeu a União Europeia.

Acompanhada de uma forte campanha de marketing, que incluiu a transmissão de um show ao vivo com Vinícius de Morais por ocasião do lançamento, a novela gerou enorme popularidade a tudo que fosse relacionado a seu universo.

"Gabriela" marcou a entrada das produções da indústria cultural brasileira em Portugal: os atores ganharam status de celebridades de primeira linha, a trilha sonora fez um enorme sucesso e os bordões dos personagens passaram a integrar o vocabulário cotidiano.

A popularização da variante brasileira do português, com seus sotaques e expressões, foi alvo de reações diversas. Enquanto houve quem celebrasse o enriquecimento da língua e sua abertura ao maior país da lusofonia, queixas sobre a possível interferência e abrasileiramento do idioma também foram frequentes.

O sucesso da obra inaugurou a tradição das novelas brasileiras no país. Desde então, sempre há uma telenovela do Brasil em exibição em Portugal.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.