Ora Pois

Um olhar brasileiro sobre Portugal

Lisboa tem grande festival literário de língua portuguesa

Programação inclui conversa com autores, shows e eventos espalhados pela cidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Após duas edições virtuais, o Lisboa 5L (Festival Internacional de Literatura e Língua Portuguesa) vai finalmente ocupar as ruas da capital portuguesa. O evento acontece entre 4 e 8 de maio, com atividades espalhadas por vários pontos da cidade.

O festival coincide com as comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, celebrado em 5 de maio.

Nascido durante a pandemia, o projeto reúne várias vertentes culturais, os tais cinco Ls do título: língua, literatura, livros, livrarias e leitura.

A programação intensa e caprichada, com representantes de vários países, inclui encontros com autores, palestras, concertos, exposições e sessões de cinema.

Em sua primeira edição completamente presencial, festival literário Lisboa 5L vai ocupar vários pontos da cidade - Patrícia de Melo Moreira/AFP

Um dos destaques acontece na sexta-feira (6), com um show em homenagem ao brasileiro Chico Buarque, com participação de Jorge Palma, Luísa Sobral, Luca Argel, A Garota Não e Alice Neto De Sousa.

"As canções de Chico Buarque tratam a palavra com uma ternura ao mesmo tempo erudita, malandra, apaixonada e corajosa. ‘Palavra Prima’ reúne quatro grandes escritores de canções num tributo a Chico, que juntamente com a poeta e dizedora Alice Neto de Sousa irão espalhar a palavra primeira de Chico Buarque", diz o programa.

Ao longo do festival, há 23 rodas de conversas com autores. Já nesta quarta-feira (4), o angolano José Eduardo Agualusa encontra-se com o jornalista brasileiro Paulo Werneck, diretor da revista literária quatro cinco um, para uma conversa sobre "O Mais Belo Fim do Mundo", último livro do escritor, lançado em 2021.

No fim de semana, uma feira de livrarias independentes acontece em um tradicional polo cultural lisboeta: o largo de São Carolos.

Com exceção das sessões de cinema e dos shows, todas as atividades têm entrada gratuita.

A programação completa está disponível no site do festival Lisboa 5L.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.