Orientalíssimo

Orientalíssimo - Diogo Bercito
Diogo Bercito

Festival Internacional de Curtas no Rio de Janeiro traz dois filmes em árabe

Jordaniano 'Setback of the Spirit' e iraquiano 'Stigma' fazem parte da mostra

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Festival Internacional de Curtas no Rio de Janeiro, em cartaz de 25 a 30 de abril, vai exibir duas produções em árabe: o curta jordaniano "Setback of the Spirit" e o iraquiano "Stigma". Como informa a Anba (Agência de Notícias Brasil-Árabe), os dois filmes fazem parte de um cardápio de 29 filmes estrangeiros de 22 países, transmitidos gratuitamente pelo canal do evento no YouTube. O festival, que está em sua segunda edição, exibe também 58 produções nacionais. No caso desses dois filmes em língua árabe, não é preciso esperar o evento. Ambos já estão disponíveis de maneira gratuita na internet.

"Setback of the Spirit", dirigido por Sa'ed Arouri, narra a história de uma senhora palestina que retorna para a sua casa. Entende-se, durante o filme de 15 minutos, que ela teve de deixar seu lar em 1967, quando Israel tomou os territórios da Cisjordânia. Apesar de não estar claro, a história parece se passar em um futuro hipotético após o fim da ocupação israelense. A mulher volta para casa ao lado de seu neto.

A história é um duro comentário sobre a vida das centenas de milhares de palestinos expulsos durante a criação de Israel, em 1948, e durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967. O retorno dessas pessoas é um dos principais entraves à resolução do conflito entre palestinos e israelenses. Palestinos exigem que os refugiados possam voltar para as suas terras, enquanto israelenses hoje rejeitam essa possibilidade.

Em cena do curta "Setback of the Spirit", uma mulher idosa conversa com um homem mais jovem; ambos estão sentados em cadeiras
Cena do curta "Setback of the Spirit", produção jordaniana sobre refugiados palestinos - Divulgação

O curta iraquiano "Stigma" lida também com um tema fundamental à história da região: a vida daqueles que se recusaram a lutar pelo regime de Saddam Hussein durante a Guerra do Golfo, em 1990 e 1991. O filme retrata a resistência deles e a cruel vingança do governo. O diretor Jaafar Muraad coloca o foco no trauma. Segundo o curta, mais de 5.000 pessoas foram detidas na repressão, 450 apenas na cidade de Basra.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.