Orientalíssimo

Orientalíssimo - Diogo Bercito
Diogo Bercito

Passagem de diva libanesa Fairuz pelo Brasil em 1961 foi marcada por 'milagre'

Segundo relatos da época, a cantora fez chover durante um período de seca

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tropecei outro dia em uma informação curiosa que eu até então desconhecia: existe um boato de que a diva libanesa Fairuz realizou um "milagre" durante sua passagem pelo Brasil em 1961. Segundo esse rumor, a artista fez chover na seca depois de sua performance da canção "Shatti ya Dini" (chova, ó mundo). Essa história é mencionada de maneira breve no livro "Popular Culture and Nationalism in Lebanon" (cultura popular e nacionalismo no Líbano), de Christopher Stone. O autor não menciona o causo por pensar que é real, é claro, mas como evidência da aura de Fairuz – até hoje a principal voz do Líbano. Uma das teses do livro de Stone é de que as canções de Fairuz, 87, foram peças-chave na construção discursiva da nação libanesa.

O trecho no livro de Stone me levou a sebos de vinil, até que por fim encontrei uma cópia do vinil gravado por Fairuz durante seu tour de 1961. O álbum "Min Haflat fi al-Brazil wa-l-Arjantin" (concertos do Brasil e da Argentina) foi lançado em 1962 na França reunindo duas canções apenas: "Dabket al-Mijana" e "Cantos Populares Libaneses".

Capa de disco com imagem da paisagem do Rio de Janeiro; o título do vinil está em árabe
Capa do disco gravado pela diva libanesa Fairuz durante sua passagem pelo Brasil e pela Argentina - Reprodução

As intersecções musicais entre Líbano e Brasil não estão restritas a esse vinil. Uma das canções mais emblemáticas de Fairuz, "Aatini al-Naya wa-Ghani" (dê-me a flauta e cante) foi escrita pelo cantor Najib Hankash durante os anos que passou no Brasil como imigrante. A letra é um poema de Gibran Khalil Gibran, libanês que morava nos EUA.

É notável, também, o quanto a música brasileira influenciou a cultura libanesa. Segundo um artigo de Gabrielle Messeder, os laços migratórios explicam em parte o impacto de gêneros brasileiros no leste do Mediterrâneo. Também foi importante, nesse processo, o trabalho de Fairuz, que regravou uma série de clássicos da bossa nova.

Deixo, abaixo, um trecho do vinil gravado por Fairuz no tour de 1961:

Ouçam, também, a canção de Fairuz "Aatini al-Naya wa-Ghani":

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.