Pitaco Cultural

Suas impressões sobre peças, séries, música e comida

Pitaco Cultural - Mariana Agunzi
Mariana Agunzi

Frank Bar, premiado e memorável, se despede de São Paulo

Bar de drinques do tradicional Maksoud Plaza fecha as portas com o hotel

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O nome não veio à toa. Frank Bar, o premiado bar de drinques que ficava no hotel Maksoud Plaza, no centro de São Paulo, foi o espaço onde Frank Sinatra se apresentou pela última vez no Brasil, em 1981.

O local, inaugurado em 2015, reinventou o conceito de "bar de hotel" na cidade. Com seus coquetéis sempre elogiados pelos críticos de gastronomia, atraía gente de todo lugar.

Negroni do Frank Bar - Guilherme Gomes/Divulgação

Naquelas poltronas vermelhas sentavam-se executivos e hóspedes do hotel. Mas sentavam-se também jovens descolados, grupos de amigos e transeuntes que estavam por ali para bebericar algum de seus famosos drinques.

Talvez um negroni. Quem sabe um gim-tônica. Ou um bloody mary que, mesmo não estando na carta, era executado com maestria quando solicitado ao barmen.

Até meados de 2020, o Frank Bar foi palco das criações de Spencer Amereno, que chegou a alçar a casa à lista das melhores do mundo, o ranking World's 50 Best Bars.

Mas agora, após mais de 40 anos, o Maksoud Plaza encerra suas atividades. Já em recuperação judicial, o hotel não resistiu aos prejuízos da pandemia e fechou as portas nesta terça (7). Encerrou também uma disputa entre a administração e os donos do prédio, que já perdurava dez anos.

Com ele, nos despedimos do Frank Bar.

"Dá uma baita dor ver um filho seu partir e se perder para o imbróglio jurídico", diz nas redes sociais o empresário Facundo Guerra, que idealizou o espaço.

É triste mais um espaço se perder, assim como tantos que fecharam na crise do coronavírus.

Frank Bar deixará saudades a todos que têm na memória algum momento ou drinque vindo daquele balcão. Que deixe também o gosto pela coquetelaria, reavivado tão fortemente por ele na cidade.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.