Que imposto é esse

Reforma tributária para leigos e especialistas; com apoio de Samambaia.org

Que imposto é esse - Eduardo Cucolo
Eduardo Cucolo

Governadores e parlamentares de 8 estados vão a Brasília na reta final da reforma tributária

Encontro reúne Sul, Sudeste e Mato Grosso do Sul; prefeitos da FNP também vão se manifestar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Governadores e parlamentares dos estados do Sul, Sudeste e do Mato Grosso do Sul vão se reunir na noite desta terça-feira (4) em Brasília para tratar da reforma tributária. Está prevista uma declaração dos participantes ao final do encontro.

Pelo menos quatro desses governadores querem adiar a votação marcada para esta semana para o segundo semestre, conforme noticiou a coluna Painel S. A., da Folha.

Estão previstas as presenças de Cláudio Castro (PL-RJ), Eduardo Leite (PSDB-RS), Eduardo Riedel (PSDB-MS), Jorginho Mello (PL-SC), Ratinho Júnior (PSD-PR), Renato Casagrande (PSB-ES), Romeu Zema (Novo-MG) e Tarcísio Freitas (Republicanos-SP), além de deputados e senadores das bancadas dessas regiões.

Os sete governadores da região aparecem em um palco
Governadores em encontro do Consórcio Integração Sul e Sudeste, no início de junho - Rogério Santana-03.jun.2023/Governo do Rio de Janeiro

O evento é promovido pelo Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul) e pelo Cosud (Consórcio de Integração do Sul e do Sudeste).

Um dos principais pontos de divergência entre os estados é o Conselho Federativo que vai administrar o novo tributo que irá substituir os dos principais impostos dos estados e municípios.

Também nesta terça, a FNP (Frente Nacional dos Prefeitos), que reúne as capitais e municípios de médio e grande porte, organiza mobilização na Câmara contra a reforma tributária, com a presença dos prefeitos de Aracaju, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Segundo a frente, o texto atual retira a autonomia e a arrecadação das cidades, uma vez que propõe a incorporação do ISS e ICMS em um único imposto, o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços).

Estudo do Ipea aponta que a reforma redistribui a arrecadação entre os entes da federação, beneficiando mais de 90% dos municípios, principalmente os mais pobres.

Em um encontro na última sexta-feira (30) no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, o governador Tarcísio de Freitas, o prefeito Ricardo Nunes (MDB-SP) e empresários do setor de serviços fecharam posição contra a versão atual da reforma tributária.

Na segunda-feira anterior (26), o governador defendeu a necessidade de revisão do texto apresentado na semana passada, sobretudo no que diz respeito à criação de um conselho federativo, com gestão compartilhada por estados, Distrito Federal e municípios, que centralizaria a arrecadação do novo IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), tributo que unifica o ICMS estadual com o ISS municipal.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.