São Paulo Antiga

A história e as curiosidades de São Paulo passam por aqui

Região da 25 de Março é uma bomba-relógio

Escritórios transformados em lojas e estoques colocam paulistanos em risco

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Douglas Nascimento
São Paulo

O incêndio de grandes proporções que atingiu os arredores da Rua 25 de Março, no bairro da Sé, nesta madrugada de domingo para segunda-feira, 11 de julho, é apenas uma pequena demonstração de acontecimentos trágicos ainda maiores que ainda podem vir a acontecer naquela região.

Inúmeros edifícios da área atingida pelo fogo e arredores vem sendo transformados, ao longo dos últimos anos, em verdadeiros estoques verticais por lojistas e distribuidores dos mais variados tipos de produtos na região, algo que sem fiscalização e adaptação adequadas poderá levar outros edifícios a sofrerem incêndios similares e até mais trágicos.

Bombeiros apagando incêndio da Rua Basílio Jafet
Patrimônio histórico paulistano, a Igreja Ortodoxa da Anunciação de Nossa Senhora, na Rua Basílio Jafet, é atingida pelo incêndio. - São Paulo Antiga

Com a deterioração do centro de São Paulo e a mudança do centro financeiro da capital para outras regiões com a da Paulista e, posteriormente, Faria Lima e Berrini, inúmeros edifícios localizados na Avenida Senador Queirós, Rua Florêncio de Abreu e demais vias próximas ficaram com salas ociosas. Isso levou a a transformação de parte destes escritórios em lojas – muitas delas longe da fiscalização, que geralmente não sobe nos edifícios – e o que é pior, andares inteiros transformados em estoques, repletos de produtos que muitas vezes são acondicionados em espaços diminutos e sem ventilação adequada.

Para constatar esse verdadeiro caos de estoques nos edifícios da região não requer muito esforço. Basta observar, pela calçada mesmo, as janelas de alguns prédios daquela área, abarrotados de caixas de papelão ou de produtos empilhados. Alguns destes prédios são tão ou mais movimentados que algumas lojas das ruas onde estão instalados, aos olhos de porteiros e seguranças atentos se quem entra no prédio é cliente de fato ou um fiscal.

 Incêndio atinge lojas na região da 25 de março, centro de São Paulo na manhã desta segunda-feira (11) - Incêndio de grandes proporções atinge lojas na região da 25 de março, no centro de São Paulo, na manhã desta segunda-feira (11). (Foto: Isaac Fontana/CJPress/Agência O Globo)
Incêndio / Centro / 25 de março - Incêndio atinge lojas na região da 25 de março, centro de São Paulo na manhã desta segunda-feira (11) - (Foto: Isaac Fontana/CJPress/Agência O Globo) - Isaac Fontana/CJPress/Agência O Globo

Muitos desses prédios, como o que foi o epicentro de incêndio deste domingo, não possuem AVCB ou autorização para funcionar como lojas, operam à revelia do poder público, que muitas vezes finge que não vê as irregularidades.

Encontrar quais são esses edifícios, por parte dos clientes, também não é difícil. Basta entrar em redes sociais como o TikTok e fazer uma busca por prédios que viraram lojas e os resultados serão inúmeros. Vídeos como este a seguir exemplificam muito bem.

PRÉDIO DO SEXO

Os prédios comerciais, mistos ou residenciais da região não são destinados apenas se transformarem em lojas ou estoques. Existe também o bizarro caso de um prédio nas proximidades transformado em prostíbulo.

Não muito longe dali, na Rua dos Andradas quase esquina com a Avenida Ipiranga, um edifício inteiro é dedicado à prostituição. Descobrir qual é não é difícil, bastando fazer uma busca rápida no Google. Ali são dez andares onde a circulação de homens em busca de prazer e outras ilicitudes é livre, sendo que costuma-se subir até o último andar e posteriormente descer um a um de escada, conferido preços de programa que vão variando de acordo com os andares e, claro, com a idade de quem oferece o serviço.

Localizado muito próximo da sede da Polícia Civil do Estado de São Paulo, este prédio é famoso na região, na internet e até mesmo no exterior. O curioso é que aparentemente apenas o poder público não conhece. Que coisa, não?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.