Sobre Trilhos

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Novo VLT é apresentado em feira em SP após testes nos trilhos do Trem do Vinho

Em sua versão urbana, veículo tem capacidade de transportar até 760 passageiros

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Depois de ter passado por testes na linha férrea entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul, um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) está sendo apresentado nesta semana numa feira do setor metroferroviário em São Paulo.

O VLT, primeira incursão da Marcopolo no setor, começou a ser testado em setembro na Serra Gaúcha, em horários em que a maria-fumaça do Trem do Vinho não operava.

VLT que foi testado no segundo semestre de 2021 na rota do Trem do Vinho, no Rio Grande do Sul
VLT que foi testado no segundo semestre de 2021 na rota do Trem do Vinho, no Rio Grande do Sul - Divulgação/Marcopolo

Lançado em dezembro de 2020, o veículo teve a Giordani Turismo, operadora do Trem do Vinho, como primeiro cliente. O objetivo é iniciar um novo roteiro turístico na região Sul com o VLT.

Batizado de Prosper, o VLT teve uma réplica exposta no São Paulo Expo durante a 22ª edição da NT Expo (Negócios nos Trilhos), que termina nesta quinta-feira (17).

É a primeira vez que a empresa coloca em circulação um veículo sobre trilhos criado por ela, que teve desenvolvimento baseado em baixos custos de implementação ou recuperação de sistemas existentes. Pode ter quatro versões: diesel, diesel e elétrico, híbrido (baterias ou capacitores) e elétrico.

"Com a exposição do Prosper VLT em tamanho real, estreitamos os laços com parceiros e possíveis clientes que entendem a importância da inserção de novos modais para a promoção de alta capacidade, velocidade, segurança nos trajetos, eficiência e conforto", disse Petras Amaral dos Santos, diretor de negócios da Marcopolo Rail, braço do grupo gaúcho Marcopolo dedicado ao transporte ferroviário.

A composição com quatro carros, que em sua versão intercidades tem capacidade de transportar 280 passageiros, tem 2,7 m de largura, três portas laterais em cada carro, quatro saídas de emergência e um posto para cadeirante em cada veículo.

Na versão urbana, a capacidade é de até 760 passageiros.

Segundo a Giordani, que opera 23 quilômetros de trilhos entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, a proposta não é que o VLT substitua o tradicional roteiro com a locomotiva a vapor, mas que seja utilizado no novo roteiro turístico.

Interior de VLT (veículo leve sobre trilhos) é iluminado e contém duas fileiras de bancos pretos e cinzas
Interior do VLT contém duas fileiras de bancos pretos e cinzas - Divulgação/Marcopolo

Os testes entre setembro e outubro nas cidades gaúchas integraram a fase chamada de comissionamento, em que foi feita uma avaliação geral do funcionamento dos sistemas, principalmente freios, tração, parte elétrica e itens de segurança.

A Marcopolo, com sede em Caxias do Sul (RS) e atuação internacional, desde 2017 atua no transporte sobre trilhos com desenvolvimento de tecnologia para aeromóvel, tipo de meio de transporte para vias elevadas.

Em 2019, lançou a Marcopolo Next, divisão de novos negócios, e a Marcopolo Rail, voltada para a mobilidade no segmento metroferroviário.

O projeto do VLT foi desenvolvido antes da pandemia, segundo a empresa, e o objetivo é disputar mercados no país, onde só 13 dos 63 principais centros urbanos têm trens ou metrôs, e na América Latina.

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