Sobre Trilhos

Viaje ao passado, conheça o presente e imagine o futuro das ferrovias

Trem entre Minas Gerais e Espírito Santo ganha filmes feitos por vizinhos da ferrovia

Projeto selecionou dez curtas-metragens produzidos por moradores de municípios atendidos pela Estrada de Ferro Vitória a Minas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ribeirão Preto

Linha ferroviária que mais transporta passageiros no país, a Estrada de Ferro Vitória a Minas exibirá nos seus carros de passageiros, até o dia 23, curtas-metragens produzidos por moradores vizinhos à ferrovia.

Operado pela Vale, o trem liga Cariacica (ES) a Belo Horizonte numa rota de 664 quilômetros e é muito utilizado por moradores do entorno de 29 estações existentes no trajeto. No ano passado, transportou 741 mil passageiros.

Imagem aérea mostra trem transpondo uma ponte férrea, com vegetação na parte de baixo e ao fundo
Trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas percorre trecho de 664 km entre Cariacica (ES) e Belo Horizonte - Gabriel Lordêllo/Mosaico Imagem

O projeto cinematográfico no trem inclui dez produções feitas por moradores de diferentes municípios no trecho, que são exibidas nos carros de passageiros das classes econômica e executiva. Cada uma dura de 12 a 22 minutos.

O trem parte todos os dias às 7h da estação Pedro Nolasco, em Cariacica, e chega por volta das 20h30 à capital mineira.

No mesmo horário, outro trem parte de Belo Horizonte e termina a viagem em Cariacica, às 20h30. Entre os pontos de parada estão Colatina, Aimorés, Conselheiro Pena, Governador Valadares, Ipatinga e João Monlevade.

Os filmes que integram o concurso de Histórias do Curta Vitória a Minas têm temas variados, como por exemplo natureza e ancestralidade africana, tradição e fantasia e a influência do rock na identidade dos moradores de Colatina.

A Estrada de Ferro Vitória a Minas é uma das duas únicas ferrovias interestaduais de passageiros em operação no país, ambas sob administração da Vale.

A outra é a Estrada de Ferro Carajás (São Luís-Parauapebas), que no ano passado transportou 398 mil passageiros em seus 861 quilômetros e tem como característica ser um trem "parador" –assim como a Vitória a Minas.

Para participarem do projeto, os produtores tiveram acesso a princípios básicos como roteiro, direção, produção, direção de fotografia, edição e direito autoral.

Os filmes em exibição são "Reciclando Vidas e Sonhos" (Ana Paula da Conceição Imberti), "O T-Rex e a Pedra Lascada" (Luan Ériclis Damazio da Silva), "Colatina, a Princesa do Rock" (Nilo José Rezende Tardin), "O Último Trem" (Fabrício Machado Bertoni), "Um Ponto Rotineiro" (Jaslinne Pyetra Matias dos Santos), "Lia, Entre o Rio e a Ferrovia" (Elisangela Bello Pereira Barcellos), "Holerite" (Ademir de Sena Moreira), "Santa Cruz" (Rita Bordone), " Um Olhar para a Maternidade" (Patricia Araújo Azevedo Alves) e "Bicicleta Envenenada" (Luciene da Conceição Mendes Crepalde).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.