Sons da Perifa

Sons da Perifa - Jairo Malta
Jairo Malta

Entenda o sucesso de 'Evoque Prata', funk mais ouvido em Portugal

Música mineira segue mesma fórmula de hits como 'Bala Love' e 'Bipolar'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Faz tempo que o funk produzido em Minas Gerais tem dominado os aplicativos de música. Em 2021, por exemplo, "Bala Love", do MC Anjim, foi uma das músicas mais tocadas do ano, segundo o Spotify. O sucesso foi tanto que os funkeiros de São Paulo até tiveram que copiar a fórmula mineira - o hit "Bipolar" dos MCs Don Juan, Davi e Pedrinho, usou a mesma receita e foi um dos hits de 2021.

Um ano depois, os beats mais lentos e minimalistas do funk de Minas Gerais voltam a aparecer entre as mais tocadas no Brasil. "Evoque Prata", dos MCs Menor HR, Menor SG e produzida pelo DJ Escobar, já conta com mais de 100 milhões de visualizações no Spotify

Seis artistas de funk posando para foto
Os artistas do funk mineiro KVSH, Escobar, MC Menor SG, MC Menor HR e Karetus - Nicolas Matos

O funk está fazendo sucesso não só no Brasil, mas também no Spotify Portugal. E não é só nas plataformas de música que as pessoas estão curtindo, no TikTok, a música já acumulou mais de 1 milhão de vídeos com danças e desafios.

MC Menor HR fala que nunca imaginou que a música iria tão longe. "É incrível ver ela no topo", diz ele, que lançou uma versão remix da música no começo de janeiro. "Se as pessoas já estão dançando nas trends na internet, agora vão poder fazer isso nas festas também com o remix", comenta o funkeiro.

A música nasceu depois que Gabriel Henrique da Silva, alcunha do artista, viu um carro da marca que dá nome à música nas ruas de Betim, na região de Belo Horizonte. Lançada em setembro de 2022, a música começou a bombar no Brasil um mês depois. Em novembro, já estava no topo das paradas do Spotify e continua forte nas plataformas de música. Com 20 anos, MC Menor HR já tem mais de 8 milhões de ouvintes mensais no Spotify.

MC Menor SG, uma das principais vozes do novo funk de Belo Horizonte, tem mais de 8 milhões de ouvintes mensais no Spotify. Algumas das músicas mais populares dele na plataforma são "Nossa Canção", "Partiu Bailão" e "Mira no Topo". Já o DJ Escobar, também tem mais de 8 milhões de ouvintes mensais no Spotify, e suas músicas mais populares são "Ela quer fumar do Rush", "Controle sem Pilha" e "Preto de Favela".

Esses números mostram o quanto o funk de Minas está agradando as pessoas. Para comparação, o MC Don Juan, o funkeiro mais ouvido do Brasil, tem 9 milhões de ouvintes mensais no Spotify, já o principal cantor sertanejo do momento, Gustavo Lima, tem suas músicas tocadas 11 milhões de vezes por mês no aplicativo.

A nova versão da música tem batidas aceleradas e isso mostra que os dois gêneros, funk e eletrônico, tem em comum o uso de sintetizadores, o que torna a música mais dançante. Além disso, essa nova versão traz uma nova dinâmica para a música, tornando-a mais eletrizante e propícia para dançar

O DJ e produtor musical mineiro KVSH está apostando no "open format", que significa misturar a batida eletrônica com vários estilos. "A música já estava fazendo sucesso nas plataformas e acabou pegando fogo nas redes sociais. Achamos que seria uma ótima oportunidade de fazer uma versão eletrônica que funcionaria nas festas", comenta KVSH sobre o potencial da música entre os amantes da dance music.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.