Sons da Perifa

Sons da Perifa - Jairo Malta
Jairo Malta

Edital Novíssimos Labs oferece oportunidades para artistas emergentes na Bahia

A segunda edição da iniciativa busca artistas iniciantes e impulsiona produções culturais baianas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Novíssimos Labs anunciou nesta terça-feira (2) a abertura das inscrições para o edital da sua segunda edição, que ocorrerá entre maio e setembro de 2023. O objetivo do projeto é promover a formação, produção e disseminação artística, acelerando as carreiras de artistas emergentes da Bahia, sem restrições de idade ou tempo de carreira.

A artista Clariana, uma das contempladas na primeira edição do Novíssimo Labs, em 2021
A artista Clariana, uma das contempladas na primeira edição do Novíssimo Labs, em 2021 - Caio Lírio

Para se inscrever é necessário ser um músico solo ou banda, ter iniciado a carreira musical em qualquer gênero ou estilo, ter pelo menos 18 anos e residir na Bahia há pelo menos três anos. A seleção estará aberta entre os dias 2 e 17 de maio, e as inscrições devem ser feitas por meio de um formulário online disponível nas redes sociais do Novíssimos Labs e da Maré Produções Culturais.

Fernanda Bezerra, diretora geral da Maré Produções, idealizadora e curadora do projeto comenta que o Novíssimos Labs surge do desejo de criar oportunidades de aceleração para um coletivo de jovens artistas da música. "É uma plataforma do futuro. Quem acredita nos Novíssimos, acredita no futuro. Somos uma ação que fomenta a formação, criação e difusão da novíssima cena contemporânea da música brasileira, atuando nos três principais elos da cadeia", ressalta Bezerra.

Artistas e bandas selecionados terão acesso a diversas oportunidades, as ações incluem: gravação, residências artísticas, cursos de treinamento, apresentação no Festival Novíssimos Labs, entre outras. O projeto também cobrirá as despesas de viagem, hospedagem e alimentação para os selecionados residentes no interior da Bahia.

O projeto é realizado pela Maré em parceria com o selo criativo IXI e conta com o apoio cultural do Oi Futuro e patrocínio da Devassa, Oi e Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda. O Novíssimos Labs é pensado para ser uma grande oportunidade de visibilidade e desenvolvimento artístico para artistas e bandas emergentes da Bahia.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.