Sons da Perifa

Sons da Perifa - Jairo Malta
Jairo Malta

Rincon Sapiência lança 'Xona', single de abertura do seu terceiro disco

Rapper explora linguagem do afeto em prévia do álbum previsto para este ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

No clima de carinho, sensualidade e romantismo, "Xona", o primeiro single de Rincon Sapiência em seu terceiro álbum, "Um Corpo Preto", é a trilha sonora perfeita para momentos em que dois corpos se encontram para dançar e, com seus corações batendo em sintonia, transformam a vida em uma festa doce e afetuosa. Com uma clara influência dos afrobeats, um gênero musical que Rincon pesquisou e produziu ao longo de sua carreira, a faixa será lançada nas plataformas de streaming sexta-feira (26). O novo álbum está previsto para este ano.

Rincon Sapiência anuncia terceiro disco com 'Xona', single com raízes nos afrobeats
Rincon Sapiência anuncia terceiro disco com 'Xona', single com raízes nos afrobeats - Divulgação

Falando de amor, um tema universal e, ao mesmo tempo, específico, por abordar relacionamentos afrocentrados, "Xona" tem suas raízes na música pop africana contemporânea e incorpora características marcantes das produções do continente. Rincon explica que escolheu usar exclusivamente elementos dos afrobeats na composição e produção musical desta faixa, com melodias e frases repetitivas que são clichês nesse estilo. Ele mergulhou mais no estilo afrobeats neste álbum do que em qualquer outro.

O estilo utilizado pelo rapper é daqueles que se declaram para a pessoa amada, falando de afeto sem deixar de abordar os desafios e situações do cotidiano. Rincon avalia que as músicas românticas não são a maioria em seu repertório, mas são algo que ele já explorou e gosta de consumir. No entanto, ao compor, ele sempre busca trazer profundidade, como fez neste single, ao falar sobre a relação afetiva entre duas pessoas que enfrentam os desafios do dia a dia.

No álbum "Um Corpo Preto", a experiência de vida dos negros e negras, suas alegrias e complexidades, se manifestam de várias maneiras, estilos e letras. "Xona" destaca o cotidiano do amor afrocentrado. Rincon destaca que existe uma beleza e uma união especial nas relações entre pessoas negras, mas também são dois indivíduos que enfrentam diversos desafios individualmente. Portanto, há essa parte romântica, mas também há a necessidade de entendimento mútuo nesse tipo de relacionamento, devido às situações vivenciadas no dia a dia. Rincon escolheu priorizar o afeto e o carinho em sua composição.

No videoclipe, a temática da música é expressa por meio de cores, danças e do elenco convidado. Tudo, desde o estilo das roupas até as referências dos afrobeats, dialoga com a proposta da faixa. O objetivo é que o clipe tenha um impacto musical, visual e ideológico.

Com o lançamento de "Xona", Rincon não apenas resgata referências que o levaram a este momento de sua carreira artística, mas também espera conquistar novos corações dispostos a ouvir o que ele tem a dizer. Ele vê esse trabalho como uma mistura de resgate do passado e exploração do novo, buscando alcançar o máximo de pessoas possível com sua mensagem de afeto, saudade, romance e sensualidade. Rincon espera que, ao falar sobre esses temas de forma bem articulada, possa ajudar as pessoas. Ele acredita que essas são experiências que todo ser humano vive ou deseja viver.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.