Sons da Perifa

Sons da Perifa - Jairo Malta
Jairo Malta

Sumano aborda Amazônia profunda ao explorar o racismo no futebol em rap

Em 'Craque', single que é o prelúdio para o novo disco 'Nortes', o músico expõe toda a violência nas periferias do Norte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Há cinco anos ativo no rap paraense, Sumano vem escrevendo uma história inédita no cenário da música independente. De uma comunidade ribeirinha com cerca de 350 habitantes, às margens do rio Anapu, ele apresenta uma Amazônia crua, ainda desconhecida dos holofotes, que traz um projeto de vida carregado de problemáticas sociais.

Sumano falará delas em seu primeiro disco, "Nortes" e já mostra um pedaço desse trabalho com o single "Craque", que chega às plataformas digitais nesta sexta, 27 de outubro. "Nortes" tem patrocínio da Natura Musical, por meio da Lei de Incentivo Semear e da Secretaria de Cultura do Estado do Pará.

Capa do single 'Craque' do rapper Sumano
Capa do single 'Craque' do rapper Sumano - Fábio Ramos

Jovem de 28 anos, Sumano é professor de geografia e leciona na própria comunidade, no nordeste paraense, para crianças e adolescentes que têm histórias muito parecidas com a dele. A profissão e o lugar de trabalho não são escolhas aleatórias. Ele tem um compromisso com sua comunidade e com os jovens desse território. E esse compromisso extrapola a sala de aula e fica bem explícito em "Craque", primeiro single de seu primeiro álbum, apresentando a sua visão de uma Amazônia "de dentro".

Assim como na maioria do território nacional, o futebol também é o esporte mais consumido na Vila Menino Deus, onde Sumano nasceu. E lá o sonho de prosperidade por meio do jogar bola também pulsa no coração dos meninos pretos.

É com essa crônica que Sumano lança versos cortantes na música "Craque", igualando o trabalho da Confederação Brasileira de Futebol ao da Polícia Militar como "olheiros de preto". "Nesse contexto esportivo, é inegável que o racismo persiste de maneira mais evidente. Talvez o futebol seja um dos campos onde o racismo é mais flagrante", afirma o artista.

Sumano lança o primeiro single "Craque", prelúdio para o novo disco.
Sumano lança o primeiro single, 'Craque', prelúdio para o novo disco, 'Nortes' - Jerê Santos

Produzido pelo rapper Victor Xamã, o beat pesado e nervoso do drill, que dá energia de contra-ataque para o single, traz também um videoclipe que tem como proposta desenhar uma visão mais complexa e real da Amazônia, em contraste com as narrativas da mídia nacional sobre esse território, sempre rasas e tendenciosas.

Gravado em três campos de futebol –no Estádio Olímpico do Pará, em Belém, na Arena Amazônia, em Manaus, e no campo "Amigão", na Vila Menino Deus em Igarapé-Miri– o clipe mostra esse caminho de ascensão e ocupação de espaços de poder que tanto Sumano quanto Nailson, o protagonista do clipe, puderam acessar por meio do rap.

Outro personagem que se destaca no videoclipe é o amazonense Kurt Sutil, potência do rap nortista que chega como participação no single. "No mesmo dia que ele me mandou a música, eu escrevi e gravei as vozes. Apesar de ainda não ter conhecido o Sumano naquela época, consegui me identificar com tudo o que ele tava falando", conta o rapper, que acompanha o crescimento do estilo no norte brasileiro.

"Tá cada vez melhor e mais profissional. E arrisco dizer que até melhor que em outras regiões. A gente ainda não tem a visibilidade necessária, mas tem todo o resto: talento, disposição e vontade", afirma.

O single esquenta os tambores para o lançamento do primeiro disco do artista, com dez faixas de um verdadeiro testemunho de vida. "Nortes" é uma carta de um jovem negro do interior da Amazônia para o mundo, gritando "esqueçam os estereótipos que criaram de nós", como diz em seu manifesto que abriu a nova era do seu trabalho.

"O videoclipe faz a transição entre diferentes lugares, mostrando que, independentemente do ambiente, a busca pelo sucesso e a dedicação a alcançar objetivos são constantes. Não quisemos retratar um desses ambientes como miserável e o outro como símbolo de luxo ou riqueza", afirma Sumano.

"Craque" chega às plataformas nesta sexta-feira com videoclipe gravado numa pequena ilha no interior da Amazônia, registrando na história a cultura, a identidade, a visualidade e as sonoridades dessa região tão marginalizada.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.