Tudo + um pouco

Soluções para descomplicar o dia a dia

Tudo + um pouco - Carolina Muniz
Carolina Muniz

Veja ideias para renovar a casa em 2023 sem gastar muito

Trocar itens simples, como tapetes e almofadas, já dá uma nova cara à decoração

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quer mudar a decoração da casa em 2023, mas não tem como investir muito? Veja, a seguir, as dicas das arquitetas Júlia Guadix e Carina Dal Fabbro para deixar os ambientes mais bonitos e aconchegantes gastando pouco.

Luminárias

Mesa de madeira retangular com cadeiras pretas e dois pendentes pretos em cima dela
Os pendentes ajudam a dar destaque à mesa; o projeto é da arquiteta Júlia Guadix - Divulgação

Trocar a lâmpada simples por uma luminária já dá outro visual para os ambientes. Nessa sala, a arquiteta Júlia Guadix escolheu instalar dois pendentes para dar destaque à mesa.

Almofadas

Trocar as capas das almofadas pode mudar completamente a decoração. É importante pensar em uma paleta de cores para o ambiente e escolher as peças de acordo com ela, para que a combinação fique harmônica. Em espaços mais neutros, é possível ousar mais nas tonalidades. Outra opção é manter a mesmo tom do sofá e variar as texturas dos tecidos.

Plantas

Sala com aparador em que há garrafas de bebida de um lado e um cantinho do café de outro. Embaixo do aparador há uma planta em um cesto e do lado do móvel também há uma planta
Para deixar essa sala mais aconchegante, a arquiteta Júlia Guadix montou um bar e apostou em plantas - Divulgação

As plantas deixam o ambiente mais vivo e aconchegante. Para esconder os vasos de plástico, uma dica é colocá-los dentro de cestos de palha, como fez a arquiteta Júlia Guadix no projeto acima.

Muitas vezes, plantas maiores são mais caras. Por isso, uma alternativa é comprar uma menor e colocá-la em cima de um banco ou mesinha, para que fique da altura desejada.

Um cuidado fundamental é escolher espécies que se adequem bem à luminosidade daquele ambiente. De nada adianta comprar uma planta linda e ela morrer em pouco tempo. De modo geral, espécies de folhas mais escuras se adaptam bem a ambientes internos, desde que haja claridade. É o caso da zamioculca, do pacová, da costela-de-adão e da espada-são-jorge.

Se o espaço não tiver boa luminosidade, uma opção é usar plantas artificiais. Hoje, já existem diversos modelos no mercado que se assemelham muito às naturais.

Bar

Montar um cantinho com itens de bar é um jeito fácil e barato de criar um novo ponto de destaque na decoração. Vale pegar algumas garrafas e uma coqueteleira, por exemplo, e colocá-las dentro de uma bandeja bonita.

Tapetes

Sala com grande tapete geométrico embaixo de mesa de vidro com formato triangular e pé de madeira
O tapete grande dá sensação de maior amplitude ao ambiente; o projeto é da arquiteta Júlia Guadix - Guilherme Pucci

Tapetes delimitam espaços, deixam os cômodos mais acolhedores e proporcionam conforto térmico e acústico. Além disso, podem esconder um piso que já está mais velho e com algumas falhas.

Numa sala de estar, o ideal é que o tapete tenha tamanho suficiente para envolver todo o mobiliário, para dar sensação de amplitude. Pelo menos os pés dianteiros do sofá devem estar sobre a peça, que precisa entrar ao menos 20 cm para dentro do móvel.

Se o espaço for muito amplo ou comprido, uma solução é usar tapetes menores e fazer uma sobreposição, sugere a arquiteta Júlia Guadix. Assim, não será preciso gastar tanto com uma peça muito grande ou sob medida.

Quadros

Quarto com casa de casal e parede de tijolos aparentes. Em cima da cabeceira, dois quadros quadrados e, em cima da cama, almofadas azuis
Quadros pequenos e almofadas coloridas já mudaram o visual deste quarto; o projeto é da arquiteta Júlia Guadix - Guilherme Pucci

Não é necessário investir em quadros muito grandes para conseguir um efeito bonito. Nesse quarto, Júlia Guadix apoiou dois quadrinhos na cabeceira e os deixou descentralizados em relação à cama.

Puxadores

Cabeceira branca com puxadores com detalhes dourados. Em cima da mesa, um quadro pequeno onde está escrito amor, uma plantinha, uma vela e um copo
A arquiteta Júlia Guadix trocou os puxadores das gavetas dessa mesa de cabeceira por outros com detalhe em dourado - Divulgação

Um móvel básico pode ganhar uma cara nova com puxadores mais estilosos. Para dar charme a essa mesa de cabeceira simples, a arquiteta Júlia Guadix trocou os puxadores das gavetas por outros com acabamento dourado.

Cantinho

Quarto com cama de casa e, do lado esquerdo, uma tenda amarela pedurada fica em casa de um tapete redondo de pelinho e algumas almofadas
A arquiteta Júlia Guadix criou esse cantinho aconchegante com uma tenda, algumas almofadas e um tapete - Guilherme Pucci

Criar espaços confortáveis e acolhedores em casa, muitas vezes, não exige um investimento financeiro tão alto. Neste quarto, a arquiteta Júlia Guadix instalou uma pequena tenda e completou o cantinho com um tapete peludo e algumas almofadas.

Cabeceira de almofadas

Quarto com cama de casal, lençol branco, com almofadas na cabeceira e uma manta amarela na ponta da cama
Neste quarto, a arquiteta Júlia Guadix usou almofadas grandes com a função de cabeceira - Divulgação

Para não quem não quer investir em uma cabeceira de marcenaria ou estofada, uma ideia é usar almofadas grandes e firmes para cumprir essa função. Nesse quarto, os três almofadões verdes dão um efeito visual de cabeceira e também servem de apoio.

Pintura da parede

Sala de estar com pintura azul no teto e numa faixa no alto da parede
Nesta sala, a arquiteta Carina Dal Fabbro optou por pintar de azul o teto e uma faixa no alto da parede - Renzo

Pintar as paredes é uma maneira de deixar um ambiente mais interessante sem gastar muito. Nessa sala com o pé direito alto, a arquiteta Carina Dal Fabbro optou por criar um efeito diferente, pintando o teto e uma faixa de 60 cm na parte superior das paredes.

Pintura de móveis

Estante rosa com duas samambaias no topo ao lado de uma geladeira vintage verde
A estante foi renovada com a pintura rosa; o projeto é da arquiteta Carina Dal Fabbro - Rafael Renzo

Uma camada de tinta pode dar uma aparência completamente diferente a um móvel mais velhinho. É o caso dessa estante, que foi pintada de rosa e colocada ao lado de uma geladeira vintage, usada como armário.

Envelopamento

Uma solução interessante para renovar móveis e eletrodomésticos a um baixo custo é o envelopamento, sugere a arquiteta Carina Dal Fabbro. Uma geladeira com a pintura riscada ou descascada, por exemplo, pode ser revestida com um adesivo que pareça inox ou até mesmo com cores e estampas variadas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.