Tudo + um pouco

Soluções para descomplicar o dia a dia

Tudo + um pouco - Carolina Muniz
Carolina Muniz

Saiba como evitar acidentes com o box de vidro do seu banheiro

Aprenda a identificar sinais de que o equipamento corre risco de quebrar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A falta de manutenção preventiva e de cuidado ao usar o box de vidro do banheiro pode provocar acidentes com o equipamento.

Foi o que aconteceu com a dentista Gabriela Gonçalves, 28, moradora da zona norte de São Paulo, em fevereiro deste ano. Ao entrar no box, ela percebeu que a porta estava um pouco emperrada. Quando acabou o banho, tentou abri-la com cuidado, mas não adiantou. O vidro estourou e caiu por completo no chão.

Gabriela sofreu apenas arranhões nos braços e nas pernas. O ferimento mais grave foi um pequeno corte na mão, que precisou ser costurado com três pontos no hospital. "Foi um susto", diz

Foto bem próxima de um box de vidro aberto, com puxador prateado, em banheiro. No fundo, uma janela ilumina o box
A revisão do box de vidro deve ser feita anualmente por um profissional qualificado - Adobe Stock

A dentista conta que o box já havia descarrilhado algumas vezes desde que ela e o namorado se mudaram para o apartamento, em julho do ano passado. "A gente achou que não era nada demais. Quando isso acontecia, só colocávamos no lugar de novo."

Mas qualquer dificuldade ao abrir ou fechar a porta do box já indica que há risco de quebra, ressalta Vera Andrade, coordenadora técnica da Abravidro (Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos). "Não pode forçar. Se a pessoa sentir que o box está oferecendo um esforço maior para o funcionamento, tem que parar de usá-lo imediatamente e chamar um profissional para verificar."

Ela também afirma que não foi por acaso que Gabriela teve apenas ferimentos leves. "Sempre que há uma divulgação de acidente, as pessoas costumam falar: 'Por sorte, não foi grave'. Mas não é sorte, é porque o vidro era temperado ou laminado. O corte com vidro comum seria muito sério e, por isso, ele não é permitido para uso em box de banheiro", explica.

A seguir, veja quais os cuidados recomendados pela especialista para se proteger de acidentes do tipo.

Compra

  • Escolha um fornecedor com boa reputação no mercado
  • Exija a nota fiscal e o manual com as orientações de uso do produto
  • Verifique se no vidro há a identificação do fabricante (em geral, no canto superior do box), que é uma exigência da norma técnica
  • Espere pelo menos 24 horas para utilizar o box após a instalação, para garantir a secagem adequada do selante

Tipos de vidro

No box, é permitida apenas a utilização de vidros temperados ou laminados, considerados de segurança.

  • Temperado É até cinco vezes mais resistente que o vidro comum. Em caso de quebra, fragmenta-se em pedaços muito pequenos e não pontiagudos, o que reduz o risco de ferimentos graves
  • Laminado É composto por duas ou mais peças de vidro interligadas por uma ou mais camadas intermediárias. Se houver uma quebra, os cacos ficam presos a essa camada

Proteção extra
Para dar mais segurança ao vidro temperado, uma opção é aplicar uma película protetora, que ajuda a manter os pedaços de vidro presos caso haja uma quebra. Trata-se de um adesivo específico para esse fim —não é o mesmo que os utilizados em janelas de carros, por exemplo.

A película deve ser colocada por um profissional habilitado antes da instalação do box. Segundo Vera Andrade, esse processo não encarece tanto o preço final do produto. Já é diferente se a aplicação for feita em um box que já está instalado, porque será necessário fazer o desmonte, a limpeza e a reinstalação do equipamento.

O fabricante deve garantir que a película segure os fragmentos do vidro quebrado por, no mínimo, duas horas e permita abrir e fechar a porta pelo menos uma vez.

Box de vidro aberto, com detalhe para o puxador
O puxador da porta não deve encostar na borda do vidro fixo - Cris Martins/Divulgação Abravidro

Manutenção

Para garantir a segurança do equipamento, é fundamental fazer uma revisão anual com um profissional qualificado. É preciso lembrar que o box é na verdade um sistema composto por várias peças, como roldanas e batedores, por exemplo. Com o uso diário, alguns componentes se desgastam e precisam ser substituídos, para que os danos não provoquem a quebra do vidro.

Conheça, a seguir, alguns sinais que indicam a necessidade de manutenção imediata.

  • Lascas nas bordas dos vidros
  • Dificuldade para abrir e fechar
  • Porta se movimenta sozinha
  • Porta encosta na parede quando está aberta
  • Puxador bate na borda do vidro fixo quando a porta está aberta
  • Ausência ou desgaste das borrachas que impedem a porta de encostar no perfil, quando ela é fechada
  • Vidro em contato com o chão
  • Guia que segura a porta ressecada ou flexível
  • Estrutura pouco firme
  • Passagem de água para fora do box
Perfil de porta de box com uma borracha preta que faz a proteção contra impactos
As borrachas no perfil da porta não podem estar desgastadas ou fora do lugar - Cris Martins/Divulgação Abravidro

Cuidados

  • Não se apoie no equipamento
  • Evite pendurar toalhas no box. O problema não está no peso delas, mas no risco de entrarem entre os vidros ou serem puxadas com mais força na hora do uso
  • Faça a limpeza somente com água, sabão ou detergente neutro. Para a higiene específica do vidro, é permitido a utilização de limpa-vidros. Ao final, seque com um pano macio
  • Não use produtos abrasivos como palha de aço, lixa ou ácidos
  • Não utilize ferramentas pontiagudas para remover etiquetas coladas no vidro

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.