Tudo + um pouco

Soluções para descomplicar o dia a dia

Tudo + um pouco - Carolina Muniz
Carolina Muniz
Descrição de chapéu Todas

Como cuidar de biquínis, maiôs e sungas para que eles durem mais

Aprenda a lavar, tirar manchas, secar e guardar as roupas de banho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Biquínis, maiôs e sungas feitos com tecidos de boa qualidade desbotam e estragam menos. Mas a forma como cuidamos das peças também influencia muito na durabilidade delas.

Segundo a organizadora pessoal Ingrid Lisboa, os principais erros que podem danificar as roupas de banho são lavar na máquina, deixar muitas horas de molho, torcer e usar alvejante.

A seguir, veja as dicas da especialista para lavar, tirar manchas, secar e guardar esses itens.

Biquíni de tons rosa sobre uma superficie rosa
Antes de lavar o biquíni veja as instruções da etiqueta; na falta dela, faça a lavagem à mão por garantia - New Africa/Adobe Stock

Como lavar

Na etiqueta, se houver o desenho de um balde com água com uma mão em cima dele, isso significa que a peça deve ser lavada manualmente, sem passar pela lavadora nem para centrifugar. Se você já tiver cortado a etiqueta e estiver na dúvida, prefira sempre lavar à mão.

Para essa lavagem, o ideal é usar sabão específico para roupas delicadas. Pode ser, por exemplo, um sabão de coco (antes de comprar, certifique-se de que ele não tem branqueador óptico, alvejante ou soda cáustica na composição).

Antes de tudo, retire o excesso de areia ou outros resíduos. Em um balde, ensaboe a peça e deixe-a ali por dois minutos (evite um tempo prolongado de molho, porque isso danifica o tecido). Esfregue delicadamente e enxágue duas ou três vezes com água fria, até sair todo o sabão. Você pode lavar mais de uma roupa de banho por vez, mas evite misturar itens de cores claras e escuras.

Nunca use alvejante, seja ele com ou sem cloro. Na etiqueta, o triângulo com um X sobre ele indica essa proibição.

Etiqueta de roupa
Os desenhos presentes na etiqueta indicam que a peça deve ser lavada à mão, não pode ir à secadora e nem deve receber alvejante - Flavio Florido - 11.set.2017/Folhapress

Como tirar mancha de protetor

Alguns tipos de filtros solares podem gerar manchas nas roupas de banho. Para tentar removê-las, ensaboe a peça com sabão de coco (sem alvejante) e deixe-a sob o sol durante alguns minutos. Depois, veja se a mancha saiu e, se necessário, exponha ao sol novamente com o produto. Por fim, lave à mão.

Como tirar o encardido

Depois de ensaboar a peça, deixe-a de molho em uma mistura de 1 litro de água e 100 gramas de bicarbonato de sódio. O tempo de submersão deve ser de duas a quatro horas, não mais do que isso. Em seguida, lave à mão normalmente. Não é recomendado o uso de alvejante ou água oxigenada.

Como secar

De modo geral, biquínis, maiôs e sungas não devem ser levados à secadora. Na etiqueta, a secagem em tambor é representada por um quadrado com um círculo dentro dele. A proibição é indicada com um X sobre o desenho.

Nunca torça as peças. Uma dica é espremê-las dentro de uma toalha para tirar o excesso de umidade. No varal, evite pendurar biquínis e maiôs pelas alças, porque isso pode esgarçar o tecido.

Como guardar

Verifique se a peça está completamente seca. Caso contrário, há o risco de que o tecido fique mofado. No caso de um biquíni de cortininha, evite enrolá-lo na própria alça, fazendo um laço. É preciso ter cuidado extra com os sutiãs de bojo, que devem ser armazenados respeitando seu formato original, sem serem invertidos.

Para manter as roupas de banho organizadas, o ideal é usar uma colmeia organizadora ou saquinhos plásticos (podem ser aqueles transparentes que abrem e fecham).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.