Tudo + um pouco

Soluções para descomplicar o dia a dia

Tudo + um pouco - Carolina Muniz
Carolina Muniz

Como tirar o encardido de meias, tênis e chinelos brancos

Veja dicas para limpar as peças sem estragá-las

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Manter meias e calçados brancos sempre limpos é um desafio. Aprenda, a seguir, como remover a sujeira desses itens com a ajuda das dicas da organizadora pessoal Ingrid Lisboa.

Um par de tenis branco no chão, sob meias usadas
Para deixar a parte de borracha do tênis mais branca, esfregue-a com saponáceo cremoso - New Africa/Adobe Stock

Como limpar tênis encardido

Antes de tudo, verifique se o modelo pode ou não ser lavado e quais são as orientações do fabricante.

No caso de um tênis branco de tecido, a recomendação é lavá-lo com sabão de coco e uma escova bem macia —que pode ser a de unha, encontrada em perfumarias. É importante não usar escovas com cerdas duras, para que as fibras não sejam danificadas. Outro cuidado é deixar o calçado secar à sombra, nunca ao sol, para não estragar o tecido.

Se o tênis for de couro, ele deve ser apenas higienizado. Limpe-o com uma esponja macia umedecida com um pouco de água e sabão de coco (que não deve ter branqueador óptico na composição).

Para remover a sujeira da parte branca de borracha do tênis, uma boa opção é esfregá-la bem com saponáceo cremoso. O ideal é que isso seja feito sem água, só com uma escova ou um pano.

No cadarço, passe água com sabão de coco e deixe-o 20 minutos ao sol, para potencializar o efeito do produto. Em seguida, lave-o normalmente.

Como limpar chinelo encardido

Se a sujeira não sair com água e sabão, esfregue o chinelo com saponáceo cremoso usando uma escova bem macia.

Como limpar meia encardida

Em geral, há dois motivos para que as meias fiquem encardidas com o tempo. O primeiro é não fazer nunca uma pré-lavagem. Quando as peças são colocadas sujas diretamente na lavadora, não ficam limpas por completo.

O segundo é deixar as meias de molho por muitas horas. Nesse caso, a sujeira que havia se desprendido do tecido acaba voltando para ele. "Eu sei quando os meus clientes estão deixando as meias de molho por muito tempo quando as encontro todas acinzentadas", afirma Ingrid Lisboa.

Para remover a sujeira da meia, o ideal é molhá-la com água morna e passar sabão de coco. Deixe agir por 20 minutos, esfregue e, então, lave à mão ou ponha na máquina de lavar. Na maioria das vezes, isso já resolve.

Para um caso mais grave, uma opção é deixá-la de molho em um balde com água quente (mais ou menos a 70º C) e uma barra de alvejante sem cloro para roupa branca, que precisa ser ralada para que derreta ali. Depois de ficar submersa por 20 minutos, a meia deve ser lavada à mão ou na lavadora. "Com isso, ela vai branquear. Mas esse é um tratamento de emergência. O alvejante não deve ser usado em toda lavagem, porque, ao longo do tempo, muda a textura do tecido", afirma a organizadora.

Ela também reforça que essas dicas servem para tirar uma sujeira recente. Se a meia já estiver encardida há anos, não há mais nada que possa ser feito para deixá-la branquinha novamente. Isso também vale para o tênis e para o chinelo.

Importante: Na limpeza do tênis, do chinelo ou da meia, nunca use alvejante com cloro. Muita gente recorre a esse produto por acreditar que ele é a solução para deixar os itens mais brancos. Mas a verdade é que o cloro pode danificar as peças e deixá-las amareladas com o tempo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.