Vidas Atípicas

Em busca de respostas para dúvidas profundas e inesgotáveis sobre o autismo

Vidas Atípicas - Johanna Nublat
Johanna Nublat
Descrição de chapéu Todas

Mundo Bita lança Léo: personagem autista dublado por autista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Johanna Nublat

Léo tem 8 anos, vai à escola e tem colegas que fazem questão que ele participe das atividades.

Alguns tipos de barulhos e luzes o incomodam, então ele usa um abafador de ouvidos e algumas tarefas precisam ser adaptadas para que ele se sinta confortável.

Ah, Léo é autista.

Desenho de um menino com as mãos na cintura
Léo, novo personagem do Mundo Bita, é autista - Divulgação

O garoto é protagonista do episódio 10 da segunda temporada da série "Mundo Bita - Imagine-se". Os novos episódios estreiam, no dia 2 de abril, na Max, e começam a ser veiculados no mesmo dia, às 14h, no Cartoonito.

O episódio de Léo -- chamado "Todo mundo é diferente" -- também vai estar disponível livremente no canal do YouTube do Mundo Bita.

"Inclusão e diversidade já estão presentes na nossa música e obra. O Léo é um personagem que vem para falar dos temas com propriedade: a gente preferiu falar do autismo mostrando uma pessoa autista e a relação dela com outras personagens do Mundo Bita. O próprio fato de o Léo estar junto com elas é uma forma de mostrar essa diversidade de crianças", diz Chaps, criador e um dos sócios da produtora responsável pelo desenho.

A ideia é que Léo entre para o rol de personagens do Mundo Bita e possa "servir de âncora para o entendimento das diferenças" como um todo, afirma o criador.

Como disse Chaps, Léo fala com propriedade. Mas é mais que isso: ele fala literalmente com propriedade, já que o dublador do personagem é, também, um jovem autista.

Nikolas Darsaclis, 18, que terminou a escola no ano passado, já fez cursos de dublagem e teatro. Desde 2021, atuou em outros trabalhos, como "Super Mario Bros. - O Filme" (fez o torcedor do Donkey Kong), "Pequenos Confeiteiros" e "Lilo, Lilo, Crocodilo".

Dublagem é seu hiperfoco, um interesse intenso e específico que muitos autistas têm por determinados temas, algo que os absorve durante horas e se impõe em boa parte das conversas do dia a dia.

Até 4 anos e meio de idade, Darsaclis falava apenas palavras soltas. Sempre gostou de animações e, até hoje, às vezes encaixa trechos de diálogos que ouviu nas animações em conversas reais que tem.

Homem jovem está de pé, com fones e olha para a tela do computador, de frente para um microfone
O dublador Nikolas Darsaclis, autista, dubla personagem Léo, do Mundo Bita, também autista - Divulgação

O dublador diz que o que mais gostou em Léo "é que ele pode fazer novos amigos". "Não era muito fácil fazer amigos [na escola], era difícil eu me enturmar", conta.

Olhando para frente, Darsaclis pretende continuar trabalhando como dublador e deseja poder, em breve, dublar um filme ao lado de algum "startalent" -- alguém famoso que dá a voz a um personagem.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.