Vidas Negras Importam

Histórias, denúncias e referências para quem quer aprender, mudar e se desconstruir

Vidas Negras Importam - Matheus Moreira
Matheus Moreira

Vereador negro de Porto Alegre recebe nova ameaça de morte

Autor, que também é investigado por ameaças em outros estados, desafia e debocha da polícia, e reafirma intenção de ataque a tiros contra vereadoras negras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O vereador Matheus Gomes (PSOL) recebeu nova ameaça de morte no último dia 27 de dezembro. A assinatura e o conteúdo do email, ao qual a Folha teve acesso, são semelhantes as do caso revelado pelo jornal em 6 de dezembro de 2021, quando toda a Bancada Negra da Câmara de Porto Alegre foi ameaçada.

No novo email, o responsável diz que soube que os vereadores ficaram "incomodados" com sua ameaça anterior por meio da reportagem da Folha. Ele ainda desafia a polícia ao dizer que espera que cheguem até ele mais rápido e debocha das autoridades ao dizer que os aguarda para "servir um chimas" (chimarrão).

O vereador Matheus Gomes (PSOL) na Câmara Municipal de Porto Alegre
O vereador Matheus Gomes (PSOL) na Câmara Municipal de Porto Alegre - Reprodução/@matheuspggomes

Desta vez, a ameaça foi endereçada apenas a Gomes, mas cita as demais vereadoras da Bancada Negra de Porto Alegre. "O autor reafirma a preparação de um ataque a tiros ao conjunto da Bancada Negra", disse Gomes. O remetente ainda garante que está próximo aos vereadores ao citar detalhes específicos sobre o funcionamento das instalações da Câmara Municipal. ​

Esta é a terceira vez que Matheus Gomes é ameaçado de morte. Segundo a delegada Andréa Mattos, titular da Delegacia de Combate à Intolerância de Porto Alegre, o autor é investigado por ameaças com o mesmo modus operandi em outros estados.

Assinatura falsa

A assinatura utilizada é falsa e, assim como a da ameaça anterior, está em nome de RWA* —que é vítima do grupo desde 2017— e foi utilizada em pelo menos nove outras ameaças de morte, segundo reportagem do UOL publicada em dezembro de 2020.

Ao todo, quatro vereadoras e vereadores de Belo Horizonte, Curitiba e Joinville, Duda Salabert (PDT), Caroline Dartora (PT), Alisson Julio (Novo) e Ana Lúcia Martins (PT), respectivamente, duas deputadas federais, Taliria Petrone (PSOL) e Carla Zambelli (PSL), a deputada estadual Janaína Paschoal (PSL), o ex-deputado Jean Wyllys e a prefeita de Bauru, Suéllen Rosim (Patriota), foram alvos do grupo de ódio.

Ameaça à Bancada Negra

Em 6 de dezembro de 2021, quatro vereadoras e um vereador membros da Bancada Negra da Câmara Municipal de Porto Alegre foram ameaçados de morte. A mensagem foi enviada por email para os contatos institucionais dos vereadores. Na ocasião, o autor também ameaçou realizar um atentado a tiros contra os vereadores.

A Bancada Negra de Porto Alegre é formada pelas vereadoras Daiana Santos, Karen Santos (PSOL), Bruna Rodrigues (PCdoB), Laura Sito (PT) e pelo vereador Matheus Gomes (PSOL). Dos cinco vereadores, três estão entre os dez mais votados da cidade em 2020. Karen Santos foi a mais votada com 15.702 votos, Matheus Gomes ficou em quinto, com 9.869 votos e Laura Sito, em décimo, com 5.390 votos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.