Descrição de chapéu drogas

Curso sobre psicodélicos de colunista da Folha começa nesta quarta

Aulas tratarão da história das drogas e de avanços recentes no uso medicinal das substâncias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Começa nesta quarta-feira (19) às 20h o curso online “História das Drogas Psicodélicas para Uso Medicinal e sua Demonização”, via Zoom na plataforma Bora Saber.

Serão quatro palestras de Marcelo Leite, colunista da Folha e autor do livro “Psiconautas – Viagens com a Ciência Psicodélica Brasileira”, recém-lançado pela Editora Fósforo (264 págs., R$ 69,90). Os ingressos para o curso custam R$ 320.

Cogumelos à venda em loja em Amsterdam, na Holanda
Cogumelos à venda em loja em Amsterdam, na Holanda - Maartje Blijdenstein - 18.out.07/AFP

A primeira aula tratará da história das drogas psicodélicas na medicina, desde a década de 1950, até a proibição em vários países nos anos 1970. Na segunda apresentação, dia 26, o tema será depressão e os estudos experimentais para tratá-la com substâncias como ayahuasca e psilocibina (cogumelos).

A terceira palestra (2/6) abordará o protocolo mais avançado de pesquisa clínica, com MDMA para transtorno de estresse pós-traumático, que deve receber aprovação nos EUA em 2023. Por fim, a última aula (9/6) terá por tema ensaios clínicos com a ibogaína, droga de origem africana que a USP em breve começará a testar no tratamento de dependência química (crack/cocaína e álcool).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.