Descrição de chapéu Rússia

Rússia deixará de participar na Estação Espacial Internacional depois de 2024

Anúncio foi feito nesta terça-feira (26) pelo chefe da agência espacial russa Roscosmos, Yuri Borissov

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Moscou | AFP

A Rússia deixará de operar na Estação Espacial Internacional (ISS) "após 2024", anunciou nesta terça-feira (26) o chefe da agência espacial russa Roscosmos, Yuri Borissov.

"Nós certamente cumpriremos todas as nossas obrigações para com nossos parceiros" da ISS, declarou Borissov, durante uma reunião televisionada como presidente russo, Vladimir Putin.

"Mas foi tomada a decisão de deixar esta estação depois de 2024", disse ele.

Foguete espacial russo Soyuz TMA-05M
Foguete espacial russo Soyuz TMA-05M - Shamil Zhumatov - 15.jul.2012/Reuters

"Acredito que então começaremos a criar a estação orbital russa", que será "a principal prioridade" do programa espacial nacional, continuou Borissov.

"O futuro dos voos tripulados russos deve se basear, sobretudo, num programa científico sistêmico e equilibrado para que cada voo nos enriqueça com conhecimentos na área espacial", sublinhou o responsável da Roscosmos.

Nomeado chefe da Roscosmos em meados de julho, Yuri Borissov substituiu Dmitri Rogozin, conhecido por seu estilo rígido e nacionalismo desenfreado.

Até esta nomeação, Borissov, de 65 anos, ocupava o cargo de vice-primeiro-ministro responsável pelo complexo militar-industrialrusso, que inclui também o setor espacial.

"É uma grande honra para mim, mas também tem obrigações adicionais", disse Borissov a Putin.

"O campo espacial está em uma situação difícil e acredito que minha principal tarefa (...) é aumentar o nível, sobretudo fornecendo os serviços espaciais necessários para a economia russa", destacou, citando principalmente navegação, comunicação e transmissão de dados.

Em 2020, a Rússia perdeu o monopólio do lançamento ao espaço com seus antigos, mas confiáveis, lançadores e espaçonaves Soyuz após a chegada ao cenário do bilionário Elon Musk da SpaceX.

A cooperação russo-ocidental no espaço também foi prejudicada pela ofensiva lançada pela Rússia em 24 de fevereiro contra a Ucrânia.

As sanções ocidentais adotadas contra a Rússia por causa dessa ofensiva afetam em parte a indústria aeroespacial russa e colocam em risco a Estação Espacial Internacional, porque alguns suprimentos podem ser interrompidos.

O setor espacial russo é atormentado há anos pela corrupção e pela falta de inovação.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.