Nasa pode tentar lançamento da missão Artemis 1 ainda neste mês

Foguete SLS carregará cápsula Orion, destinada a levar humanos de volta à Lua

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | AFP

A Nasa pode tentar lançar a missão Artemis 1 ainda neste mês. Os dias 23 e 27 são as possíveis datas, segundo Jim Free, administrador associado à diretoria de desenvolvimento de sistemas de exploração da agência espacial americana.

Duas tentativas anteriores foram descartadas após o foguete Space Launch System (Sistema de Lançamento Espacial) apresentar falhas técnicas, além de um vazamento de combustível.

"O dia 23 é uma janela aberta por 80 minutos às 6h47, e o dia 27 é uma às 11h37 com duração de 70 minutos", disse Free nesta quinta (8).

O foguete SLS, no Centro Especial Kennedy no Cabo Canaveral, na Flórida, EUA - Chandan Khanna/AFP

As datas foram escolhidas para evitar um conflito com o Double Asteroid Redirection Test (DART), uma sonda que está programada para atingir um asteroide no dia 26 deste mês.

Para as datas de lançamento, entretanto, a Nasa depende de uma isenção que evitaria uma nova testagem das baterias no sistema de voo de emergência, utilizado para destruir o foguete caso desvie do alcance designado para uma área povoada.

Caso não receba a isenção, o foguete terá que ser levado de volta para seu edifício de montagem, o que adiaria o cronograma em várias semanas.

Nasa prepara lançamento de foguete projetado para levar humanos à Lua

Missão Artemis 1 é espécie de ensaio não tripulado de um retorno 'vitaminado' à era Apollo

O gerente do sistema de exploração terrestre, Mike Bolger, acrescentou que as equipes trabalham para substituir as vedações, para corrigir o problema do vazamento de hidrogênio.

Essa tarefa deve ser concluída no final desta quinta (8), o que abrirá caminho para um teste de tanque no dia 17 deste mês.

A missão Artemis 1 marca o primeiro passo para a retomada da exploração tripulada do espaço profundo pelos Estados Unidos, quase duas décadas após a agência espacial americana receber instruções para tanto.

Esse voo-teste inaugural será sem tripulação, e a ideia é que seu sucesso pavimente o caminho para as missões Artemis 2 (2024) e 3 (2026), que levarão pela primeira vez neste século humanos às imediações e à superfície da Lua, respectivamente.

A última ocasião em que astronautas caminharam pelo solo lunar foi em dezembro de 1972, na missão Apollo 17.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.