Formação da Lua ocorreu em algumas horas, sugere nova simulação da Nasa

Origem do satélite é explicada por uma colisão entre a Terra e um objeto do tamanho de Marte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um nova simulação da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, sugere que a Lua foi formada em questão de horas, após a colisão da Terra com um objeto do tamanho de Marte chamado Theia.

Teorias anteriores já consideravam que a Lua surgiu por causa desse choque, mas a suposição era de que o processo de formação do satélite natural da Terra teria demorado meses ou até anos.

Simulação da Nasa de origem da Lua
Simulação da Nasa explora a origem da Lua - Nasa's Ames Research Center

Um estudo publicado na terça (4) na revista The Astrophysical Journal Letters, assinado por pesquisadores vinculados à Nasa, simulou a colisão usando supercomputadores de altíssima resolução.

Já se acreditava que a Lua foi formada a partir do choque entre a Terra e Theia, devido à composição das rochas lunares, que têm "assinaturas" isotópicas semelhantes às terrestres, mas diferentes do restante do Sistema Solar.

Contudo, a proposta de que o processo levou apenas horas ajuda a entender também a amplitude da órbita lunar, ao supor que o interior do satélite não está completamente derretido —o que, por sua vez, poderia explicar a órbita inclinada e a crosta fina da Lua.

Para confirmar a nova hipótese, os próximos passos envolvem coletar mais amostras da Lua para análise dos cientistas. Isso permite identificar a composição do satélite e comparar com materiais da Terra, identificando se ele realmente tem muitas semelhanças com o planeta.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.