Chuva de meteoros atinge pico na madrugada desta quarta (14)

Cerca de cem fragmentos de asteroide podem cair por hora e ser observados a olho nu de todas as regiões do país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Curitiba

Uma das maiores chuvas de meteoros registradas no Brasil terá seu pico na madrugada desta quarta-feira (14). São esperadas quedas de cerca de cem meteoros por hora. Fragmentos de corpos celestes, como asteroides, os meteoros poderão ser vistos a olho nu no céu de todo o Brasil.

O físico Claudio Bevilacqua, do Observatório Astronômico da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), explica que a previsão é de cem a 120 meteoros por hora e que eles podem atingir 35 quilômetros por segundo.

Chuva de meteoros registrada na madrugada de 12 de dezembro no Rio Grande do Sul - Observatório Espacial Heller & Jung

A previsão de início da chuva de meteoros desta madrugada é em torno das 22h desta terça (13), quando nasce a constelação de Gêmeos, que dá origem ao seu nome: Geminídeas. "Ela nasce no horizonte nordeste, então deve-se olhar para lá, ou na direção do mar", diz Bevilacqua.

O pico do fenômeno ocorre entre 0h e 1h de quarta, momento ideal para visualizar os meteoros mais brilhantes. Ele destaca que o brilho dos fragmentos fica prejudicado pela poluição luminosa das cidades.

Por isso, a melhor observação é feita em lugares mais escuros, longe das luzes, como o campo. Ainda assim, o fenômeno poderá ser visto a olho nu em todos os estados do Brasil.

O pesquisador Carlos Fernando Jung, responsável pelo Observatório Espacial Heller & Jung, localizado em Taquara, na região metropolitana de Porto Alegre, conta que o fenômeno acontece todos os meses de dezembro, quando a Terra entra na mesma órbita desses fragmentos.

Eles, então, são atraídos pela Terra e alguns conseguem passar pela atmosfera, formando a chuva de meteoros. Esta, que já cai há duas semanas, é originária do cometa Phaethon.


Vídeo: Chuva de meteoros é vista de observatório no RS


Após o pico da madrugada, a chuva de meteoros perde força, mas ainda acontece pelos próximos dias, até o Natal.

Jung lembra que 95% dos meteoros são extintos na entrada de nossa atmosfera. Os que conseguem passar e atingem o solo podem ser de tamanhos bem diferentes, chegando a pesar vários quilos.

"Eles podem cair em qualquer lugar. Ainda não existe meio para ser prevista esta queda. Somente grandes corpos, como asteroides, podem ter quedas previstas", aponta o pesquisador.

Os meteoros previstos para esta madrugada, porém, não devem chegar ao solo. "Eles geralmente queimam no atrito com atmosfera e dificilmente atingem o solo", observa Bevilacqua.

Nas cidades onde o céu estiver encoberto por nuvens, é possível acompanhar a chuva de meteoros pela transmissão em tempo real do observatório.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.