Descrição de chapéu The New York Times

Silêncio é um 'som' que você ouve, sugere estudo

Pesquisadores testaram pessoas recrutadas online com uma série de ilusões sonoras

• Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bethany Brookshire
The New York Times

O silêncio no final da apresentação musical. A pausa em um discurso dramático. O momento mudo quando você desliga o carro. O que é que ouvimos quando não escutamos nada? Estamos detectando o silêncio? Ou estamos apenas ouvindo nada e interpretando essa ausência como silêncio?

"The Sound of Silence" é uma questão filosófica que se tornou uma das canções mais duradouras de Simon & Garfunkel, mas também é um assunto que pode ser testado por psicólogos. Em artigo publicado no último dia 10 no periódico PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences), pesquisadores usaram uma série de ilusões sonoras para mostrar que as pessoas percebem os silêncios tanto quanto ouvem os sons. Embora o estudo não ofereça nenhuma opinião sobre como nossos cérebros podem estar processando o silêncio, os resultados sugerem que as pessoas percebem o silêncio como seu próprio tipo de "som", não apenas como um intervalo entre os ruídos.

Homem branco está com dedo indicador sobre a boca, num gesto para pedir silêncio
Tenista russo Daniil Medvedev pede silêncio durante partida em Monte Carlo, em abril deste ano - Valery Hache/AFP

'A VISÃO QUE FOI PLANTADA EM MEU CÉREBRO AINDA PERMANECE'

Rui Zhe Goh, estudante de pós-graduação em ciências cognitivas e filosofia na Universidade Johns Hopkins e um dos cientistas envolvidos no estudo, descreveu um "koan" de que gosta: "O silêncio é a experiência da passagem do tempo". Ele disse que interpreta isso como significando que o silêncio é "uma experiência auditiva do tempo puro".

Essa ideia o fez pensar se o silêncio, a ausência de som, seria algo que realmente experimentamos, "ou o silêncio é apenas uma espécie de falta de experiência?"

Chaz Firestone, cientista cognitivo da Johns Hopkins e outro autor do estudo, disse que se o silêncio "não é realmente um som, mas podemos ouvi-lo, então, evidentemente, ouvir é mais do que apenas sons".

Mas simplesmente dizer "Você consegue perceber o silêncio?" é uma pergunta difícil. Assim, os dois pesquisadores, juntamente com o filósofo Ian Phillips, fizeram uma pergunta diferente: a mente trata o silêncio da mesma forma que trata os sons?

‘PESSOAS OUVINDO SEM ESCUTAR’

Os pesquisadores testaram pessoas recrutadas online com uma série de ilusões sonoras. O primeiro teste comparou um único som mais longo com dois sons mais curtos. Os dois sons mais curtos juntos somaram a mesma quantidade de tempo que o som mais longo. Mas quando as pessoas os ouviam percebiam que o som único durava mais.

Para aplicar essa ilusão ao silêncio, Goh e seus colegas inverteram o teste. Os cientistas usaram sons de restaurantes, mercados movimentados, trens ou playgrounds e inseriram trechos de silêncio para os participantes compararem.

Eles supuseram que, se as pessoas percebem os silêncios como seu próprio tipo de som, então os silêncios deveriam estar sujeitos à mesma ilusão que os sons. Um silêncio longo deve ser percebido como mais longo do que o total de dois silêncios mais curtos. Mas, se as pessoas percebem o silêncio como falta de som, a ilusão talvez não existisse.

Outros testes puseram o silêncio em diferentes contextos para produzir mais ilusões sonoras. Em todos os casos testados, os ouvintes perceberam a ilusão de um período de silêncio como mais longo, assim como teriam percebido a ilusão de um som mais longo.

"Quando ouvi pela primeira vez, pensei 'Uau, funciona!'", disse Goh. Embora ele mesmo fizesse os testes e soubesse que os períodos de silêncio tinham exatamente a mesma duração, ele ainda tinha a ilusão de que um silêncio era mais longo do que dois.

Firestone disse que as ilusões eram tão poderosas com silêncios quanto com sons. "Não é nem tipo, 'Ah, meio que funciona com silêncios, mas é muito mais fraco'", disse ele. "Não, você obtém o mesmo efeito." Em outras palavras, as pessoas reagem aos silêncios da mesma forma que reagem aos sons, mesmo que não estejam "ouvindo" nada.

‘OUÇA MINHAS PALAVRAS PARA QUE EU POSSA’

Seria fácil rejeitar a ideia de que o silêncio tem som, disse Sami Yousif, cientista cognitivo da Universidade da Pensilvânia, que não participou do estudo. Os sons são ondas que impactam as células do ouvido. O silêncio não. Mas isso não significa que não possamos detectar esse silêncio.

O estudo, disse Yousif, mostra que "esses espaços em branco também são uma espécie de evento, são uma espécie de unidade que é representada em nossa experiência".

Ele também apreciou como os pesquisadores usaram ilusões ajustadas para silêncio em vez de som. "É muito inteligente na maneira como usa fenômenos conhecidos e, em vez disso, os aplica a silêncios", disse ele.

Embora os pesquisadores não tenham estudado como os cérebros das pessoas respondem ao silêncio, Goh sugeriu que a pesquisa existente apoia a ideia de que alguns neurônios e processos neurais estão envolvidos na percepção do silêncio.

E saber que percebemos o silêncio torna o silêncio muito... ãh... mais alto: "O silêncio é uma experiência real", disse Goh. Talvez todos prestemos mais atenção aos momentos de silêncio quando soubermos que podemos ouvir os "sons" do silêncio.

Tradução Luiz Roberto M. Gonçalves