Descrição de chapéu Rússia

Sonda russa entra em órbita lunar com sucesso

Pouso no satélite está programado para segunda-feira (21)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Moscou | AFP

A primeira sonda lunar lançada pela Rússia em quase meio século entrou na órbita da Lua com sucesso nesta quarta-feira (16), anunciou a agência espacial russa Roscosmos.

"Pela primeira vez na história contemporânea da Rússia, uma estação automática foi colocada em órbita lunar às 12h03, horário de Moscou" (6h03 no horário de Brasília), disse a assessoria de imprensa da Roscosmos.

Lançamento do foguete Soyuz na base espacial de Vostochni, no extremo leste da Rússia - Roscosmos/AFP

O lançamento do módulo Luna-25 é a primeira missão russa em direção à Lua desde 1976, época em que a antiga União Soviética estava na vanguarda da conquista espacial.

"Todos os sistemas da Luna-25 funcionam normalmente. A comunicação com ela é estável", disse a mesma fonte.

A operação foi realizada com a ajuda do motor da sonda, que foi ativado duas vezes a partir das 11h57 (horário de Moscou), a primeira vez por 243 segundos e a segunda por 76, detalhou a agência.

A sonda Luna-25 orbitará a cerca de 100 quilômetros da superfície antes de seu pouso na cratera de Boguslawsky, no polo sul, programado para segunda-feira (21), acrescentou a Roscosmos.

No último domingo (13), as câmeras instaladas no módulo enviaram suas primeiras fotografias tiradas no espaço. Nas imagens, é possível ver parte da sonda e, ao fundo, a Terra e a Lua.

O foguete Soyuz, que impulsionou esta sonda de 800 quilos, decolou da base espacial de Vostochni, no extremo leste russo, em 11 de agosto. Ao longo de um ano, a Luna-25 irá coletar amostras e analisar o solo lunar.

A missão busca dar um novo impulso ao setor espacial da Rússia, que enfrenta dificuldades de inovação e falta de financiamento, além de ter sido abalado por escândalos de corrupção e isolado pela invasão da Ucrânia.

O presidente russo, Vladimir Putin, prometeu dar continuidade ao programa espacial, apesar das sanções, enfatizando que a URSS enviou o primeiro homem ao espaço, em 1961, em meio a tensões com o Ocidente.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.