Descrição de chapéu astronomia Estados Unidos

Após pouso na Lua, bateria de sonda americana Odysseus está perto do fim

Módulo da Intuitive Machines pode ficar sem energia dentro de 10 a 20 horas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | AFP

A missão em solo lunar da sonda americana Odysseus tinha duração prevista de aproximadamente uma semana, mas esse tempo pode ser encurtado. A Intuitive Machines anunciou nesta terça-feira (27) que as baterias do módulo de alunissagem talvez se esgotem dentro de 10 a 20 horas.

Na última quinta-feira (22), Odysseus se tornou a primeira sonda comercial a pousar na Lua, marcando o retorno dos Estados Unidos ao satélite natural da Terra após mais de 50 anos.

Entretanto, analistas da empresa afirmaram que, em vez de alunissar verticalmente com seus seis pés, o módulo de mais de quatro metros de altura provavelmente acabou virando e caiu de lado.

O módulo Odysseus a 30 metros da Lua - Intuitive Machines/AFP

Nesta segunda (26), a empresa americana havia informado que continuaria recuperando dados "até que os painéis solares do módulo não estivessem mais expostos à luz".

Nesta terça, a companhia com sede no estado do Texas publicou uma nova atualização indicando que as baterias poderão ter duração "por mais 10 ou 20 horas", acrescentando que ainda estão tentando determinar o momento exato em que se esgotarão.

Inicialmente, as operações em solo lunar tinham tempo estimado de sete dias, antes que anoitecesse no polo sul da Lua.

O módulo conseguiu alunissar no ponto mais ao sul do satélite natural da Terra —diferentemente das missões Apollo, que pousaram mais próximo ao equador lunar.

A Odysseus transporta instrumentos científicos da Nasa, que busca explorar esse ponto da Lua antes de enviar astronautas em sua missão Artemis.

Segundo a Intuitive Machines, nesta terça, a sonda "transmitiu de forma eficaz os dados científicos" de seus dispositivos a bordo.

A empresa também publicou uma nova foto, tirada a 30 metros acima da superfície lunar, antes de sua descida.

No final de janeiro, a sonda japonesa Slim também alunissou de lado. A agência espacial do Japão, Jaxa, anunciou na segunda-feira que o módulo voltou a funcionar após sobreviver à noite rigorosa da Lua, que equivale a 14 dias terrestres.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.