Não há nenhuma evidência de que alienígenas visitaram a Terra, diz Pentágono

Relatório também afasta hipótese de que governo dos EUA tenha escondido informações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Julian E. Barnes
The New York Times

Na década de 1960, voos de teste secretos de aviões espiões avançados do governo resultaram em avistamentos de óvnis. Mais recentemente, drones governamentais e comerciais, novos tipos de satélites e balões meteorológicos errantes levaram a um renascimento em observações incomuns.

Mas, de acordo com um novo relatório, nenhum desses avistamentos era de espaçonaves alienígenas.

O novo relatório do Pentágono não encontrou evidências de que o governo estivesse ocultando conhecimento de tecnologia extraterrestre e disse que inexistem evidências de que quaisquer avistamentos de óvnis representassem visitação alienígena à Terra.

Imagem de objeto não identificado feita por pilotos da Marinha americana
Imagem de objeto não identificado feita por pilotos da Marinha americana - Departamento de Defesa dos EUA/AFP

O documento de 63 páginas é a refutação mais abrangente que o Pentágono emitiu nos últimos anos para rebater alegações de que reúne informações sobre visitas ou tecnologia extraterrestre. Mas o documento provavelmente não vai conter uma crescente obsessão com alienígenas.

Patrick Ryder, porta-voz do Departamento de Defesa, afirmou que o Pentágono abordou o relatório com a mente aberta e sem preconceitos, mas simplesmente não encontrou evidências para respaldar alegações de programas secretos, tecnologia alienígena oculta ou qualquer outra coisa extraterrestre.

"Todos os esforços investigativos, em todos os níveis de classificação, concluíram que a maioria dos avistamentos eram objetos e fenômenos comuns e resultado de identificação errônea", disse Ryder.

Embora muitos relatos do que o governo agora chama de fenômenos anômalos não identificados (UFO, na sigla em inglês) permaneçam sem solução, o novo documento afirma claramente que não há nada a ser visto. O Escritório de Resolução de Anomalias em Todos os Domínios do Pentágono concluiu que, se dados de melhor qualidade estivessem disponíveis, "a maioria desses casos também poderia ser identificada e resolvida como objetos ou fenômenos comuns".

Devido a essa falta de dados, os oficiais do Pentágono no passado frequentemente evitaram falar claramente sobre vários incidentes, dizendo que não dispõem de informações para chegar a uma conclusão.

Porém, na falta de conclusões, teorias da conspiração ganharam força, mesmo quando cientistas e investigadores independentes argumentaram que ilusões ópticas, fenômenos meteorológicos, balões científicos ou drones eram causas razoáveis para quase todos os incidentes inexplicados.

O relatório também desafia os relatos de denunciantes e ex-funcionários do governo que afirmaram que os Estados Unidos estão escondendo evidências de alienígenas ou material extraterrestre do público.

Ao longo do tempo, o Pentágono tentou rebater tais alegações. Oficiais testemunharam perante o Congresso que o governo não tem materiais extraterrestres —muito menos uma espaçonave— em sua posse. O Pentágono e a Nasa usaram trigonometria básica para mostrar por que vídeos militares divulgados não mostram nada extraordinário ou alienígena.

O relatório não será a última palavra. O Congresso solicitou um segundo relatório ao Pentágono e aprovou uma medida no ano passado ordenando que os Arquivos Nacionais desclassifiquem mais registros. A Nasa e as agências de inteligência dos EUA estão buscando maneiras de coletar dados mais abrangentes sobre avistamentos inexplicados.

Mas nenhum desses esforços provavelmente se desviará das conclusões declaradas nesta sexta (8).

O escritório não encontrou "nenhuma evidência empírica" de que os avistamentos relatados representam "tecnologia extraterrestre" ou qualquer programa classificado que não tenha sido relatado ao Congresso, conclui o relatório.

No entanto, o público provavelmente não será convencido. Muitas pessoas rejeitam as alegações do governo de que nada interessante está acontecendo nos vídeos do Pentágono que parecem mostrar objetos estranhos, citando relatos de pilotos da Marinha que observaram objetos cujos movimentos não podem ser facilmente explicados.

Para o Pentágono, a diminuição da confiança pública no governo e a rapidez com que a desinformação agora se espalha tornaram mais difícil refutar alegações de visitas extraterrestres.

"Além de fraudes e falsificações, a desinformação e a informação errada são mais prevalentes e mais fáceis de disseminar agora do que nunca, especialmente com as ferramentas avançadas de foto, vídeo e imagens geradas por computador de hoje", constatou o relatório. "Os algoritmos de busca na internet e de recomendação de conteúdo servem para reforçar as pré-concepções e os vieses de confirmação dos indivíduos tanto quanto para ajudar a educar e informar."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.