Descrição de chapéu Estados Unidos

Nasa adia caminhada espacial fora da ISS após desconforto em traje

Missão seria a 90ª da agência americana na história da Estação Espacial Internacional (ISS)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Joey Roulette
Washington | Reuters

Um desconforto em um traje espacial, segundo a Nasa, resultou no adiamento de uma caminhada fora da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) na manhã desta quinta (13). A decisão foi tomada cerca de uma hora antes da missão de reparo começar.

Fariam a caminhada Tracy C. Dyson e Matt Dominick, 2 dos 6 astronautas dos Estados Unidos mantidos na ISS. Eles chegaram a vestir seus trajes espaciais para cumprir a tarefa de reparos de rotina, além de um experimento científico. Estima-se que a jornada levaria em torno de seis horas.

Enquanto outros membros da tripulação americana preparavam Dyson e Dominick dentro da comporta de ar Quest da estação --o módulo de saída que separa o interior da estação do vácuo do espaço--, o astronauta da Nasa Mike Barratt pediu aos controladores de voo em Houston uma linha de comunicação privada para discutir um problema médico.

Um astronauta capturado em close-up flutua no vácuo do espaço, com a Terra azul e branca ao fundo. O reflexo no visor do capacete revela um vislumbre da estação espacial
Astronauta americano durante caminhada espacial - Nasa - 24.dez.13/Reuters

Minutos depois, uma porta-voz da Nasa avisou na transmissão ao vivo que "a caminhada espacial de hoje não seguirá conforme planejado".

Essa caminhada seria a 90ª da Nasa na história de 23 anos da estação espacial e a segunda em 2024. Além disso, seria a quarta de Dixon, que voou pela primeira vez ao espaço em 2007, e a primeira para Dominick.

Não está claro o que causou o desconforto no traje espacial ou se um problema médico do astronauta foi um fator.

Caminhadas espaciais anteriores foram canceladas devido a problemas com os trajes espaciais da estação, que foram projetados há quase meio século e receberam apenas pequenas reformulações e reformas. Um representante da Nasa disse que os trajes serão atualizados pela Raytheon's Collins Aerospace.

Antes do cancelamento da caminhada espacial desta quinta-feira (13), a Nasa transmitiu acidentalmente, na noite de quarta (12), no YouTube uma simulação de emergência de astronautas sendo tratados por descompressão na ISS, causando alarme público sobre a saúde dos tripulantes.

A Nasa disse que não houve uma emergência real e que "o áudio foi inadvertidamente roteado de uma simulação em andamento onde os membros da tripulação e as equipes em terra treinam para vários cenários no espaço e não está relacionado a uma emergência real".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.