Adriana Fernandes

Jornalista em Brasília, onde acompanha os principais acontecimentos econômicos e políticos há mais de 25 anos

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Adriana Fernandes

Afrouxamento de metas fiscais reforça incerteza com trajetória da dívida pública

Um ajuste bem mais gradual é mais realista, mas ainda não convence

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro Fernando Haddad finalmente admitiu que a trajetória de metas fiscais que ele mesmo traçou há um ano, no anúncio do desenho das diretrizes do novo arcabouço fiscal, era insustentável.

Na época, Haddad venceu a disputa com a ala política do governo e lideranças do PT que não aceitavam uma restrição fiscal no novo marco que colocasse limites ao crescimento do gasto.

O roteiro foi traçado pelo ministro para comprar credibilidade dos investidores desconfiados com o esforço efetivo do governo Lula para interromper a trajetória de alta da dívida pública.

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afrouxa meta fiscal - Gabriela Biló /Folhapress

As expectativas acabaram melhorando, confirmando o script. Haddad evitou a mudança da meta fiscal em 2024. Porém a realidade está se impondo.

O reconhecimento da equipe econômica da impossibilidade de seguir com o roteiro traçado veio, nesta segunda-feira (15), com o envio ao Congresso do PLDO (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2025, que alterou toda a trajetória de metas fiscais até 2028 —segundo ano do próximo governo.

O que chama a atenção é o megaesforço fiscal que o próximo presidente (Lula 4 ou qualquer outro candidato do governo ou da oposição que ganhe as eleições presidenciais) terá de fazer de 2027 para 2028.

A meta fiscal subiu de 0,5% em 2027 para 1% em 2028. É dobrar o esforço fiscal de um ano para o outro.

A desconfiança que entrou no radar desta coluna é que esse salto da meta foi feito para acomodar um dispositivo previsto na lei do arcabouço que determina que o governo precisa estabelecer as metas fiscais anuais de resultado das contas públicas para os três anos seguintes.

Atenção para o detalhe técnico da regra: as metas têm que ser compatíveis com uma "trajetória sustentável para a dívida". Ou seja, fazer com que o ritmo de crescimento do endividamento se estabilize e pare de crescer.

Na continha mágica dos técnicos do Ministério da Fazenda, a estabilidade da dívida só chegará caso o governo faça um superávit de 1% do PIB nas contas públicas.

Bingo!

Governo projeta dívida bruta beirando 80% do PIB em 2027 e só começa a cair em 2028.

Tudo indica que o Executivo traçou a nova trajetória de metas até 2028 para cumprir a regra fiscal e dizer à sociedade, em especial, aos investidores que compram títulos do Tesouro: "Olha, vamos chegar lá e estabilizar a dívida pública".

A nova trajetória de metas prometendo um ajuste fiscal bem mais gradual é mais realista (o que é preferível), mas ainda não convence.

Teria o governo abandonado a reforma da renda neste mandato, pensando na reeleição e também em mandar a proposta só no início do próximo governo, em 2027, para ganhar 0,5% do PIB de arrecadação com ela em 2028?

A meta de 2024 também está na berlinda porque o governo Lula não quer ser punido com o corte do espaço de despesas no Orçamento em 2026 se não cumprir o alvo deste ano. Os gatilhos com medidas corretivas de ajuste de gastos também já seriam acionados no ano que vem.

Com o andar da carruagem, essas punições podem cair mais rapidamente do que se imagina, com votações surpresas durante a noite, como foi a do projeto do DPVAT, que alterou o arcabouço.

Haddad ganhou tempo. Cada vez que houver frustração com a arrecadação, faz-se o ajuste dela à meta e sobe-se o teto de despesas. Esse é o roteiro.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.