Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva

O interminável centenário de Saramago em Portugal

No Brasil as homenagens são esquecidas na semana seguinte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O centenário de nascimento de José Saramago será em 16 de novembro de 2022, mas a badalação já começou. Foi escolhido o logotipo: um S, sugerindo uma cabeça em que os zeros do número 100 funcionam como olhos para ressaltar o “pensamento social, político e ético” do escritor Prêmio Nobel em 1998. Mais de 400 dias de leituras, debates, conferências, seminários, simpósios, colóquios, palestras, workshops, exposições —ufa! Sem falar nos comes e bebes, mais bebes do que comes, como é a praxe nas confraternizações literárias. E haverá melhor oportunidade para vender livros?

Uma letra S, com a curva de cima simbolizando uma cabeça e o número 100 como se fossem os olhos da cabeça
Logotipo das comemorações do centenário de José Saramago - Reprodução

O megaevento será realizado em Portugal, claro. Mas o Brasil —onde a obra de Saramago goza de prestígio e excelente desempenho nas livrarias— deverá pegar uma boquinha.

Por aqui os centenários não duram tanto. São tão rápidos e rasteiros que às vezes nem os notamos, ou na semana seguinte esquecemos o nome do aplaudido. Recentemente tivemos os 100 da morte de João do Rio e os 100 do nascimento de Zizinho. A data redonda em que veio ao mundo Paulo Freire foi uma exceção: análises e contextualizações até no Google. Só por ter irritado os bolsonaristas, já valeu. Carlos Zéfiro, tão importante como Freire na educação dos brasileiros, não recebeu todas as homenagens que seus desenhos costumavam despertar.

Zé Kéti confirmou a regra. Na imprensa, pequenos registros da trajetória; nas redes sociais, postagens de fotos e audições de “A Voz do Morro” (“Eu sou o samba/ Sou natural daqui do Rio de Janeiro”). Para os fãs relapsos, ainda dá tempo de brindar. Um show no próximo sábado (2), no Teatro Rival do Rio, vai reunir os herdeiros não só musicais como de sangue (filha, netos, bisneto) do compositor portelense.

Os versos de Zé Kéti têm tudo a ver com a ética de Saramago: “Podem me prender/Podem me bater/Podem até deixar-me sem comer/ Que eu não mudo de opinião”. Eis um bom tema para uma palestra.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.